A banana é uma das frutas mais comuns na mesa dos brasileiros e sua popularidade se justifica pelo sabor agradável, facilidade para encontrar no mercado e também pelos inúmeros benefícios que oferece àqueles que a consomem. Além disso, a fruta é uma opção economicamente acessível para todos os bolsos.
AFINAL, QUAIS OS BENEFÍCIOS DA BANANA?
Uma vantagem bastante importante da fruta é que ela é rica em fibras, que deve estar presente na alimentação de qualquer pessoa. A recomendação de consumo diário para um adulto gira em torno de 22 a 34 gramas, variando conforme a idade e o sexo. Uma banana de tamanho médio (cerca de 18 cm de comprimento) fornece 3 gramas de fibras.
A fruta é rica em fibras solúveis e elas têm o importante impacto na redução do colesterol “ruim” (LDL). Isso ajuda a diminuir os riscos de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais. Vale ressaltar ainda que a banana é fonte de potássio, que auxilia no controle da pressão arterial, pois este mineral aumenta a excreção urinária de sódio e alivia a tensão nas paredes dos vasos sanguíneos.
FORNECE ENERGIA
A principal fonte de energia para o organismo são os carboidratos e a banana é uma ótima fonte desse componente. É importante ressaltar ainda que a fruta é fonte de vitamina B6, que ajuda no metabolismo energético e contribui para a saúde do cérebro. Além disso, a banana possui eletrólitos, como o potássio, que é importante para um desempenho muscular adequado.
PREVENÇÃO DO CÂNCER
Um estudo mostrou que a ingestão de bananas verdes ajuda a diminuir, em mais de 60%, o risco de desenvolver diferentes tipos de câncer. A pesquisa feita no Reino Unido por estudiosos da Universidade de Newcastle, revelou que o amido resistente presente em bananas verdes e cereais poderia ser uma ferramenta valiosa no combate à doença.
AJUDA PREVENIR A DIABETES
Por serem fontes de fibras, a Associação Americana de Diabetes recomenda o consumo dessa fruta. Segundo a instituição, o consumo de fibras contribui para a redução dos níveis de açúcar no sangue. Um estudo publicado na revista Chiropractic Medicine mostra que uma dieta rica em fibras ajuda a diminuir o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Além disso, também contribui para controlar os níveis de açúcar no sangue em pessoas que já têm a doença.
Mas é importante lembrar que os benefícios da banana, nesse caso, dependem dela estar totalmente madura, de acordo com estudo publicado no Diabetic Medicine. A baixa resposta glicêmica das bananas maduras, em comparação com as bananas verdes, é atribuída ao alto teor de amido, que é lentamente hidrolisado pela alfa-amilase em seres humanos.