
Versatilidade, praticidade e sabor tornam a massa uma opção popular para almoços e jantares. O prato é um dos favoritos de muitas pessoas ao redor do mundo. Por esse motivo, há uma grande variedade de restaurantes italianos em diversos países, atendendo aos diferentes gostos e orçamentos dos clientes.
No entanto, um fator que faz com que muitas pessoas hesitem em consumir massa com frequência é o fato de ser um carboidrato complexo, de digestão mais lenta e que pode contribuir para o ganho de peso.
COMEM MASSA SEM ENGORDAR
A nutricionista Júlia Farré compartilhou algumas práticas que os italianos adotam ao consumir esse alimento, garantindo que os carboidratos sejam parte equilibrada da dieta:
Eles controlam bem as porções, consumindo cerca de 80g por pessoa.
Prestam atenção ao molho utilizado, evitando molhos fritos à base de tomate.
Não adicionam açúcar à massa.
Usam ingredientes naturais no preparo.
Combinam a massa com vegetais.
Cozinham a massa al dente.
Segundo a especialista, deixar a massa um pouco menos cozida faz com que os carboidratos sejam absorvidos mais lentamente, diferentemente do que ocorre quando a massa é completamente cozida. Essa técnica é muito comum na culinária italiana.
Para que a massa fique al dente, é importante reduzir o tempo de cozimento em dois minutos e utilizar bastante água com sal. O ideal é provar enquanto cozinha para garantir o ponto correto.
Por fim, Farré destaca mais um hábito italiano que ajuda a manter o equilíbrio: evitar acompanhar a massa com pão. A combinação de dois tipos de carboidratos pode contribuir para o ganho de peso.