Carboidratos e gorduras podem ajudar a emagrecer? Saiba como

Vistos com grandes vilões do emagrecimento, esses macronutrientes podem contribuir para a perda de peso

Carboidratos | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A alimentação é um dos pilares quando se trata de emagrecer de forma saudável. No entanto, os carboidratos e as gorduras são frequentemente vistos como vilões desse processo. Mas, segundo especialistas, não é preciso demonizá-los. 

Ambos, em conjunto com as proteínas, formam a tríade de macronutrientes essenciais para a manutenção da vida e, quando consumidos de forma adequada, podem contribuir para a perda de peso.

CARBOIDRATOS COMPLEXOS

Os carboidratos complexos são importantes aliados para a perda de peso. Eles incluem alimentos ricos em fibras, como cereais integrais (arroz integral, quinoa e aveia, por exemplo), legumes e vegetais.

“Eles são digeridos mais lentamente, mantendo os níveis de açúcar no sangue estáveis e prolongando a saciedade — o que ajuda a evitar excessos alimentares”, explica a nutricionista Mayana Oliveira ao CNN.

GORDURAS TAMBÉM CONTRIBUEM

Dietas ricas em gorduras insaturadas também favorecem o emagrecimento. Isso acontece, segundo a nutricionista Angélica Grecco, porque esse tipo de gordura saudável contribui para a redução de inflamações no corpo e, quando combinada com proteínas, carboidratos e fibras, ela melhora o controle do apetite e da glicemia, além de manter a sensação de saciedade.

“Gorduras saudáveis, como as monoinsaturadas e poli-insaturadas, são encontradas no abacate, azeite e peixes ricos em ômega-3, por exemplo”, indica Angélica.

CUIDADOS PARA EVITAR O GANHO DE PESO

Ainda que alguns tipos de carboidratos e gorduras favoreçam o emagrecimento, existem aqueles que, de fato, contribuem para o ganho de peso.

Nesse sentido, é fundamental a atenção ao consumo dos carboidratos de alto índice glicêmico — considerados todos que são rapidamente digeridos e absorvidos pelo corpo, como o açúcar refinado, a farinha branca, arroz branco, entre outros.

“Os carboidratos simples, são rapidamente convertidos em glicose, sendo fornecedores de energia imediata. No entanto, quando ingeridos em excesso, a glicose não utilizada pode ser armazenada como gordura”, explica Angélica Grecco.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES