Anvisa suspende venda de balas Dori por suspeita de Salmonella

Após a proibição da Anvisa, a empresa anunciou o recolhimento voluntário dos itens, que foram distribuídos pelo país e fabricados em Rolândia, no Paraná

Anvisa proíbe consumo de balas Dori após suspeita de Salmonella | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu a comercialização, a distribuição e o consumo de 30 lotes de sete marcas de balas da empresa Dori Alimentos por suspeita de contaminação com Salmonella. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última segunda-feira.

Em nota, a agência afirma que a decisão foi tomada "considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido da empresa (...) devido ao potencial risco de presença de Salmonella muenchen nos lotes indicados".

RECOLHIMENTO VOLUNTÁRIO DOS ITENS

Após a proibição da Anvisa, a empresa anunciou o recolhimento voluntário dos itens, que foram distribuídos pelo país e fabricados em Rolândia, no Paraná, entre 21 de junho e 10 de julho deste ano.

“Os pontos de venda e estabelecimentos varejistas foram orientados a interromper imediatamente a venda desses produtos, e o processo de descontaminação, limpeza e higienização da planta fabril afetada já foi concluída”, diz o fabricante em nota.

Aos consumidores que adquiriram produtos dos lotes citados, a Dori reforça que não consumam as balas e entrem em contato com o serviço de atendimento ao cliente da empresa para o esclarecimento de dúvidas e processo de reembolso.

O QUE É A SALMONELLA?

Segundo o Ministério da Saúde, a salmonella é uma bactéria da família das Enterobacteriaceae que causa intoxicação alimentar e em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte. 

A transmissão se dá com a ingestão de alimentos contaminados com fezes de animais, a bactéria é encontrada normalmente em animais como galinhas, porcos, répteis, anfíbios, vacas e até mesmo em animais domésticos, como cachorros e gatos. 

SINTOMAS APÓS o CONSUMO DE ALIMENTO CONTAMINADO

Os sintomas da salmonelose não tifóide podem ser bastante desagradáveis, mas a doença geralmente é autolimitada entre pessoas saudáveis (embora possa levar à morte em alguns casos). A febre tifoide é mais grave e tem uma taxa de mortalidade maior que a salmonelose não tifoide.

A maioria dos casos de salmonelose não tifoide apresenta sintomas típicos de uma Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA), como vômito, dores abdominais, febre e diarreia, que geralmente duram alguns dias e diminuem em uma semana.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES