3 sintomas de colesterol alto que você jamais deve ignorar

Você sabe como estão os seus níveis de colesterol ruim? Essa é uma pergunta relevante quando o assunto é cuidado com a saúde

O colesterol alto costuma ser um problema silencioso, mas às vezes dá alguns sinais | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Você sabe como estão os seus níveis de colesterol ruim? Essa é uma pergunta importante quando o assunto é cuidado com a saúde. O colesterol alto, a princípio, não costuma dar muitos sinais e acaba sendo um problema silencioso, ou seja, você pode achar que está bem, não apresentar qualquer sintoma, mas estar com os níveis elevados. E, para perceber isso, é preciso estar atento. Para ajudar, vamos enumerar alguns possíveis sinais importantes para você ligar o alerta.

Um deles é a fadiga. Quando o colesterol está elevado, o sangue passa a ter mais dificuldade para transportar o oxigênio pelo corpo. Isso acontece devido ao fato de haver uma tendência de entupimento de algumas veias e artérias, tornando mais difícil a passagem do sangue. Se você tem a sensação de fadiga com frequência, mesmo sem fazer muito esforço, é bom ficar atento.

Outro sinal são as palpitações. Elas acontecem porque quando o colesterol está alto, para que o coração consiga bombear o sangue de forma adequada para o corpo, é necessário que ele faça mais esforço, fazendo com que aconteçam as palpitações. A hipertensão, complicação derivada do colesterol alto, também pode causar esse sintoma.

Como o colesterol alto causa dificuldade no transporte do sangue pelo corpo, as extremidades, incluindo a cabeça, podem ficar mais prejudicadas. Com o sangue chegando de forma inadequada na região, pode provocar dores de cabeça. Outro problema que também causa esse tipo de dor é a a hipertensão. É preciso estar atento a esses dois problemas.

Colesterol ruim

Assim como outros problemas de saúde, ter maus hábitos alimentares interfere diretamente no diagnóstico de colesterol alto. Alimentos embutidos, sem valor nutricional e processados, comuns na alimentação de muita gente, segundo a medicina possuem ligação direta com o aumento dos casos da doença.

Por outro lado, enquanto alguns alimentos representam um maior risco de ter colesterol alto, outros podem funcionar como aliados na prevenção e combate a essa doença. Uma dieta saudável e equilibrada contribui de forma significativa para reduzir a gordura no sangue. Além disso, a prática regular de atividade física também é uma importante aliada na hora de manter os níveis de colesterol equilibrados.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES