Governo vinha resistindo à compra de vacinas da Pfizer sob o argumento de que o laboratório impunha condições 'draconianas'.
O governador reuniu-se, nesta quinta-feira (25), em Brasília, com a equipe do Ministério da Saúde
Os imunizantes da Oxford/Astrazenca serão destinados a 100 % dos idosos da faixa etária de 85 a 89 anos e para 8% dos profissionais da saúde. Já as doses de CoronaVac atenderá 24% do grupo de 80 a 84 anos.
Com a decisão do STF vai ser viável importar vacinas diretamente pelo Governo do Piauí
O anúncio foi feito através de um vídeo publicado pelo governador Wellington Dias.
A ideia é garantir o processo de imunização
Decisão é uma reação ao recuo do governo federal sobre os prazos do cronograma de vacinação.
Segundo o governo federal, 11,3 milhões serão entregues ainda em fevereiro.
O primeiro lote com 88,6 litros do insumo chega no próximo sábado (6) e será destinado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que poderá produzir 2,81 milhões de doses.
A solicitação da audiência foi documentada pelo Fórum dos Governadores do Brasil e pede ainda a presença do Instituto Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Os governadores haviam solicitado que o governo federal compre as doses para os próximos meses. O pedido foi assinado pelo governador Wellington Dias (PT).
Piauí recebe 24 mil doses da AstraZeneca e inicia nova fase de distribuição
De acordo com o Governador Wellington Dias, ficam garantidas as condições de continuar o Plano Nacional de Imunização Nacional e completar a primeira fase.
Secretaria de Estado da Saúde afirmou que cidades que tiverem recebido doses e já estiverem preparadas podem dar início à imunização
Primeiro vacinado, Joaquim Parente destacou a simbologia da vacinação na guerra contra o novo coronavírus, apontando que agora é possível ver uma luz ao final do túnel.
Em suas redes sociais, o governador Wellington Dias comemora a chegada das vacinas no Piauí.
Eduardo Pazzuelo afirmou que estados já podem começar a campanha de vacinação ainda nesta segunda, a partir das 17h.
Ministro da Saúde afirmou que estados podem iniciar a campanha a partir das 17h. Evento deu início à distribuição das doses da CoronaVac, vacina do Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, para os demais estados do país.
Dias defende que é possível, com uso de aeronaves, ter vacinas em cada estado até terça-feira (19) à noite.
Nessa primeira fase serão vacinados 187.85 piauienses.
A aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio acontece neste domingo (17) com aplicação das provas impressas de linguagens, ciências humanas e redação.
A primeira morte pela doença no país aconteceu em fevereiro do ano passado
A farmacêutica confirmou ainda que até sexta (8) entra com o pedido emergencial, que permite, em um prazo máximo de 10 dias, ter a autorização da Anvisa.
Apesar da estabilidade dos números de Covid no Piauí, cuidados devem ser mantidos para evitar o contágio da doença nas festas de fim de ano.
Wellington Dias indica que a imunização é possível caso os institutos trabalhem com capacidade máxima, na primeira etapa, o Piauí deve receber 700 mil doses.