A menor temperatura mínima do mês ocorreu no dia 11/11, com 21,8°C.
O INMET comunicou que há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O climatologista Werton Costa, contou que esse fenômeno é mais comum do que se imagina no início do período chuvoso.
Em imagens feitas por populares é possível ver uma árvore caída na Avenida Principal do bairro Dirceu, zona Sudeste da capital, causando congestionamento da via.
No Nordeste, a persistência do calor é atribuída a um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, que impede a ocorrência de precipitações
Atualmente, o Brasil está experimentando alterações climáticas decorrentes da passagem de uma frente fria
Além dela, outras duas cidades do Piauí aparecem na lista, com temperaturas acima de 37°C.
Município que fica no Vale do Jequitinhonha registrou o dia mais quente em quase 18 anos
A classificação do Inmet para ondas de calor é quando a temperatura se mantém 5ºC acima da média esperada por pelo menos cinco dias
O instituto ainda realizou algumas instruções para a população.
As regiões afetadas são: Sudoeste e o Sudeste piauiense.
Maioria dos municípios afetados são do estado do Mato Grosso, mas, Pará, Tocantins, Goiás e Mato Grosso do Sul também serão atingidos
Segundo a Secretaria Estadual de Defesa Civil do Piauí (Sedec), a região está sendo monitorada a fim de tomar medidas cabíveis em prol da segurança e proteção de toda a população.
Segundo o Inmet, os alertas têm duração de 24 horas e seguem até as 10h desta sexta-feira (28).
A previsão do Inmet aponta chuva entre 20 mm/h e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos 40km/h e 60 km/h para todas as regiões do estado
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), são esperadas chuvas intensas em grande parte da faixa Norte do Piauí, incluindo Teresina, com volumes que podem ultrapassar os 80 mm.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para este mês de abril uma tendência de chuvas próximas ou acima da média.
A cidade recebeu um total de 73,4 milímetros. Os dados são do Instituto Nacional de Metereologia (INMET).
Chuvas intensas devem cobrir quase todo o território do estado, exceto parte do extremo sul do Piauí, na divisa com a Bahia.
A capital acumulou 876,4 mm, valor 33% acima da média histórica (1991 a 2020), que é de 659,3 mm.
O Rio Parnaíba, em Teresina, reduziu o nível em 53 centímetros em 24 horas, entre domingo (26) e esta segunda-feira (27)
Segundo dados do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), a situação mais crítica está em Luzilândia.
O alerta amarelo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem duração até às 11h desta segunda-feira (27)
O INMET emitiu alerta amarelo com grau de perigo potencial para 137 municípios localizados nessas regiões do Piauí.
Em caso de rajadas de vento, a recomendação é para que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, por conta do risco de queda e descargas elétricas.