A atual onda de calor, prevista pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) até sexta-feira (17), afeta diversas regiões do Brasil, incluindo 30 cidades localizadas no sul do Piauí, segundo boletim atualizado nesta quinta-feira (16). A classificação do Inmet para ondas de calor é quando a temperatura se mantém 5ºC acima da média esperada por pelo menos cinco dias. Abaixo, veja a lista das cidades piauienses afetadas.
Hoje, Brasília, Goiânia, São Paulo e Vitória devem bater o recorde de calor no ano com máximas que devem variar de 36°C a 42°C.
Registros de recordes, como a máxima de 39,2ºC em Goiânia, foram feitos na terça-feira (14). O Distrito Federal também alcançou recorde com 37,3ºC, sendo o dia mais quente do ano até o momento. Em Teresina, embora esteja fora da faixa da onda de calor, a máxima esperada para hoje é de 39ºC, marca que vai se repetir ao longo do final de semana.
Assim como outras regiões, a onda de calor no território piauiense é associada ao fenômeno El Niño, caracterizado pelo enfraquecimento dos ventos alísios e aquecimento anormal das águas superficiais no Oceano Pacífico.
A previsão do Inmet indica que os estados afetados pela onda de calor devem receber chuvas intensas na próxima semana, com quedas de temperatura na sexta-feira (17) acompanhadas de precipitações na Região Sudeste.
Para o período de 21 a 29 de novembro, a previsão destaca um grande volume de chuva, ultrapassando 40 milímetros, especialmente em Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Nas demais áreas, pancadas de chuva não são descartadas.
Cidades piauienses afetadas pela onda de calor
Avelino Lopes
Baixa Grande do Ribeiro
Barreiras do Piauí
Alvorada do Gurguéia
Bom Jesus
Canto do Buriti
Caracol
Corrente
Cristalândia do Piauí
Cristino Castro
Curimatá
Currais
Gilbués
Guaribas
Júlio Borges
Jurema
Manoel Emídio
Monte Alegre do Piauí
Morro Cabeça no Tempo
Palmeira do Piauí
Parnaguá
Riacho Frio
Redenção do Gurguéia
Ribeiro Gonçalves
Santa Filomena
Santa Luz
São Gonçalo do Gurguéia
Sebastião Barros
Sebastião Leal
Uruçuí