Mais de 50 cidades das regiões Sudoeste e Sudeste do Piauí estão sob alerta amarelo (perigo potencial) de chuvas intensas, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O aviso foi emitido na manhã desta segunda-feira (04) e a previsão para finalizar é às 10h desta terça-feira (05).
Além do Piauí, outros 10 estados e o Distrito Federal serão afetados por chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h). Além disso, o INMET comunicou que há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Os estados que estão sob alerta são: Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. O instituto ressaltou que em caso de rajadas de vento é indicado que a população não se abrigue debaixo de árvores, pois existe leve risco de queda e descargas elétricas.
O INMET ainda realizou as seguintes instruções: não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Caso necessário, os populares podem entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
NA CAPITAL: Teresina teve chuva abaixo da média em novembro/2023
Em novembro deste ano, Teresina (PI) registrou apenas 8,8 milímetros (mm) de chuva na estação meteorológica automática (código: A312) do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada na capital piauiense. O volume total de chuva ficou aproximadamente 80% abaixo da média climatológica de 1991/2020 (média histórica) para o mês, que é de 44,8 mm.
Com esse valor, novembro/2023 é o quarto menos chuvoso da série histórica para os meses de novembro, perdendo apenas para os anos de 2015 (0,0 mm), 2012 (2,6 mm) e 2016 (6,8 mm). Ao todo, Teresina teve quatro dias com chuva (acima de 1,0 mm) em novembro/2023, sendo que o maior volume acumulado em 24h ocorreu no dia 03/11, com 2,4 mm. Em novembro de 2022, a cidade teve oito dias com chuva e registrou 122,2 mm no mês.
CONFIRA AS CIDADES AFETADAS:
Alvorada do Gurguéia
Anísio de Abreu
Antônio Almeida
Avelino Lopes
Baixa Grande do Ribeiro
Barreiras do Piauí
Bertolínia
Bom Jesus
Bonfim do Piauí
Brejo do Piauí
Canavieira
Canto do Buriti
Caracol
Colônia do Gurguéia
Corrente
Cristalândia do Piauí
Cristino Castro
Curimatá
Currais
Eliseu Martins
Flores do Piauí
Floriano
Gilbués
Guadalupe
Guaribas
Itaueira
Jerumenha
João Costa
Júlio Borges
Jurema
Landri Sales
Manoel Emídio
Marcos Parente
Monte Alegre do Piauí
Morro Cabeça no Tempo
Pajeú do Piauí
Palmeira do Piauí
Parnaguá
Pavussu
Porto Alegre do Piauí
Redenção do Gurguéia
Riacho Frio
Ribeiro Gonçalves
Rio Grande do Piauí
Santa Filomena
Santa Luz
São Braz do Piauí
São Gonçalo do Gurguéia
São Raimundo Nonato
Sebastião Barros
Sebastião Leal
Tamboril do Piauí
Uruçuí
Várzea Branca