A expectativa da Secretaria de Estado da Saúde, baseada em dados do DATASUS, é de vacinar mais de 543.299 mil adolescentes
A FMS abrirá ainda agendamento para dose de reforço de idosos de 87 anos e mais que não conseguiram ir ao drive thru e imunossuprimidos
O órgão lançou hoje (04) mais um cronograma de agendamentos da vacina contra a covid-19 para esta semana, em que este grupo poderá marcar o recebimento da primeira dose a partir de amanhã (05) às 18h.
A vacina utilizada será a do laboratório Pfizer e será administrada na sexta-feira (1º)
Amarante é umas das cidades mais avançadas do Piauí na vacinação contra Covid-19.
O agendamento será aberto às 16h para os jovens de 17 anos e às 18h para aqueles com 16 anos de idade.
Pelo menos 13.221 adolescentes já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19, começando o processo de imunização.
O agendamento é feito pelo site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/. Assim, o usuário deve observar o horário de abertura das vagas para sua faixa etária para acessar o site.
Nos próximos dias, a Sesapi deverá realizar a distribuição das doses às regionais de saúde, que em seguida repassará aos municípios
A decisão foi comunicada pelo secretário-executivo da pasta, Rodrigo Moreira Cruz, segundo quem o recuo se deu após as autoridades descartarem a relação causal da vacinação com a morte de uma adolescente.
A Anvisa já havia apontado na segunda-feira (20) que não havia relação causal entre a morte da adolescente em 2 de setembro, com a vacina da Pfizer
Gilberto Albuquerque, informou que será realizada uma reunião com o Comitê Gestor para definir o posicionamento da capital após a decisão do STF.
Segundo o ministro, Ricardo Lewandowski, devem ser observadas as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), fabricantes e autoridades médicas.
O agendamento abre às 16h de hoje (20) para os que tem entre 12 e 14 anos e às 18h para aqueles com idades entre 15 e 17 anos.
Apenas duas capitais interromperam a imunização desta faixa etária; outras três ainda não começaram a vacinar esse público.
Mesmo após a recomendação do Ministério da Saúde de só vacinar adolescentes com comorbidades, capitais mantiveram cronograma de vacinação contra a Covid-19
As indagações do Governador do Piauí se referem à nova recomendação do Ministério da Saúde (MS) para que estados e municípios suspendam a vacinação de adolescentes sem comorbidades.
"Não faz sentido parar porque nestes municípios toda a população adulta foi vacinada", disse o governador Wellington Dias.
Segundo Ministério da Saúde, apenas a vacina da Pfizer é autorizada pela Anvisa para vacinar adolescentes de 12 a 17 anos.
Agora, a orientação do Ministério é que seja feita a vacinação deste grupo apenas nos casos para pessoas deficiência permanente, que tenham comorbidades ou que estejam privados de liberdade.
Ministério informa que já foram vacinados 3,5 milhões de adolescentes e houve evento adverso em 1.500
A vacinação de adolescentes deve ficar restrita a três grupos: aqueles com deficiência permanente, com comorbidades ou que estejam privados de liberdade.
As primeiras doses serão destinadas para os adolescentes com deficiência permanente.
Entre as cidades que estão imunizando adolescente no Piauí, o município de Dom Inocêncio já encerrou a vacinação.
Público já começou a tomar imunizante contra a Covid em vários municípios do Piauí