Vasto: Defesa Civil diz que nenhuma casa com dano estrutural foi encontrada

Carlos Ribeiro destacou a informação de que o CREA-PI também irá vistoriar as residências em um raio de 100 metros do Vasto Restaurante.

O secretário Municipal de Defesa Civil, Carlos José Ribeiro, concedeu entrevista à Rede Meio Norte na tarde desta quarta-feira (21), e deu detalhes sobre o trabalho da pasta no atendimento ao caso do Vasto Restaurante, que explodiu e ficou completamente destruído nas primeiras horas da manhã de hoje, na zona Leste de Teresina. 

O secretário explicou que as equipes seguem atendendo aos chamados, através do 199, de residências próximas ao estabelecimento que foram afetadas com a explosão. Carlos Ribeiro pontuou que até o momento, não foram identificadas casas com danos estruturais, apenas com vidros, forros ou portas afetadas.

“Nós temos o nosso departamento de engenharia e o nosso engenheiro esteve verificando algumas casas. Recebemos várias chamadas e estamos visitando essas residências. Não encontramos nenhuma casa com a estrutura danificada, mas o CREA está aí e pode constatar isso aí. Nós estamos aqui junto ao Corpo de Bombeiros Militar, com o próprio CREA, para ver o que fazer melhor nesse momento difícil. Nós estamos indo nas casas que estão nos chamando. Estamos recebendo as chamadas pelo 199 e estamos verificando as casas”, explicou. 

Carlos Ribeiro destacou também a informação de que o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI) também irá vistoriar as residências em um raio de 100 metros do Vasto Restaurante. Além disso, a Polícia Civil instaurou inquérito para apurar as circunstâncias da explosão. 

Leia Mais

“A informação que eu tenho é o CREA vai visitar todas as casa em arredores aqui do local. A informação que eu tenho é essa. Eles vão em todas as casas num raio de aproximadamente 100 metros. É a estimativa que está sendo feita. Se for necessário, vamos avançando, mas a estimativa imediata é em torno de 100 metros. Nós já estivemos de manhã visitando várias famílias, várias casas e vamos continuar agora à tarde. Nenhum problema estrutural. Tem vidros quebrados, alguns problemas nas portas, forros, mas nada dentro da estrutura das casas. Pedimos até que a população que está se sentindo prejudicada, que ligue 199. Nós estamos lá 24 horas e pode ligar que vamos na sua residência para ver de perto sua situação. Onde percebemos que tem uma estrutura danificada, vamos comunicar o CREA para eles irem até lá. A gente vai lá verificar a situação e dar um laudo sem nenhum problema”, completa o secretário.

Para a Rede Meio Norte, o major Tavares, do Corpo de Bombeiros, pontuou que o laudo sobre o que teria ocasionado a explosão deve sair em breve. O local segue isolado pelas equipes. 

“Nesse contexto aí, sobre os peritos, não podemos passar nenhuma informação. Até porque teve o primeiro passo e eles voltaram para dar continuidade e com certeza o laudo sairá brevemente, então a gente vai ter acesso, aliás a imprensa toda terá acesso sobre isso. Até o momento a gente não pode falar nada. Em relação a esse fato, o corpo de bombeiro que teve os primeiros atendimentos, na parte da manhã, o Comandante Socorro estava aqui na hora e não tem como nem saber. Sabemos que houve a explosão, agora revelar o fato em si só através da perícia. Nós estamos aqui para fazer um trabalho de prevenção, no caso de curioso adentrarem. Então a gente fez o isolamento. A gente fica no aguardo com o Corpo de Bombeiros. Nós estamos esperando terminar o isolamento e depois vamos nos retirar para a unidade”, reitera. 

Funcionário teve 60% do corpo queimado

O médico Ítalo Costa, que atendeu o funcionário do Vasto Restaurante, identificado como Márcio da Costa e Silva, de 35 anos, disse que o paciente teve 60% do corpo queimado, com lesões de 1º, 2º e 3º grau. "O paciente está estável clinicamente, sem risco de morte, respirando em ambiente e orientado", disse.

Funcionário teve 60% do corpo queimado, diz médico (Foto: Reprodução/ WhatsApp)

Vídeo mostra momento da explosão 

Um vídeo gravado por uma câmera de segurança mostra o exato momento da explosão registrada no Vasto Restaurante. Nas imagens, é possível ver o momento que ciclistas e motoristas passam pela Avenida Dom Severino e se assustam com o impacto da forte explosão.

Com a explosão do restaurante, o trecho da rua Joca Vieira, no bairro Fátima, na zona Leste de Teresina, em que fica situado o restaurante, foi invadido por destroços da explosão e está interditado para facilitar a perícia. A superintendente de Operações e Fiscalização de Trânsito da Strans, Carla Sales, orienta que os condutores que forem trafegar pela Avenida Dom Severino no sentido bairro-centro devem acessar a Rua Hugo Napoleão e depois seguir na Avenida Lindolfo Monteiro para chegar ao destino desejado.

Tópicos
SEÇÕES