Participando do evento 'E agora, Brasil?', promovido pelos jornais 'O Globo' e 'Valor Econômico', o senador eleito pelo Piauí, Wellington Dias (PT) indicou que há uma subnotificação dos casos de homicídio no Brasil, defendendo uma revisão nos dados, o que pode apontar para um 'escândalo'.
O petista sinaliza que alguns casos não entram na contabilidade, o que é prejudicial para uma análise mais fiel da situação. "Você vai ver o escândalo que vai ser na hora que padronizar de novo a regra do que é um homicídio. Vai ser um escândalo, porque hoje o número de homicídios é próximo do número de casos não resolvidos. Ou seja, encontrou um veículo incendiado e tinha lá um cadáver. Não se sabe se foi homicídio, fica com caso não resolvido. Não vem para a contabilidade".
De acordo com Wellington Dias (PT) não teve queda no índice de assassinatos no Brasil. "Então não teve queda coisa nenhuma de homicídio neste país. Basta ver o que acontece no país inteiro. E cresceu (o número de homicídios). Hoje não deve ter um município que não tenha facção de traficantes", finalizou.