O Governo Federal prioriza intensificar a proteção ao povo indígena Yanomami. Uma comitiva interministerial esteve em Boa Vista para audiências técnicas com líderes locais e inauguração da Casa de Governo, visando articular políticas integradas para atender a população Yanomami. O ministro Wellington Dias do Desenvolvimento e Assistência Social assinou uma portaria para facilitar a doação de embarcações para auxiliar na logística de atendimento às populações vulneráveis, incluindo o povo Yanomami.
“Vamos fortalecer o Sistema Único de Assistência Social, o SUAS, e queremos disponibilizar mais R$ 75 milhões para avançar nas ações de atenção humanitária”, destacou o ministro. “Por recomendação do presidente Lula, estamos trabalhando para, neste novo momento, assegurar a autonomia dos povos indígenas, por meio da produção de alimentos, na agricultura, na pesca, na criação de aves”, reforçou.
O MDS trabalha com parceiros para garantir 12,5 mil kits de ferramentas para atividades produtivas e equipamentos para casa de farinha, visando incentivar a autonomia econômica do povo Yanomami. Essas ações fazem parte do trabalho de ajuda humanitária iniciado pelo Governo Federal há um ano.
CASA DE GOVERNO
A Casa de Governo, localizada em Boa Vista no prédio da Funasa de Roraima, tem o objetivo de promover uma atuação integrada para lidar com questões humanitárias na Terra Indígena Yanomami. Gerenciará ações de órgãos como Polícia Federal, Abin, Funai e Ibama. O decreto presidencial para sua instituição foi assinado por Luiz Inácio Lula da Silva e publicado recentemente. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, realizou a abertura da nova instalação.