O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participa nesta quarta-feira (24) da reunião ministerial da Força-Tarefa para o estabelecimento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. O evento, que ocorre na sede da Ação da Cidadania, no Rio de Janeiro, formaliza os documentos fundacionais da Aliança, permitindo a adesão de países e instituições à proposta. A reunião será transmitida ao vivo em português e inglês.
Evento com Lula
O evento contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, além de ministros dos países do G20, países convidados e representantes de organismos internacionais. A abertura e sessão de alto nível terão início às 11h, com pronunciamento de Wellington Dias e das autoridades presentes. No período da tarde, das 14h às 18h, ocorrerão as intervenções dos países do G20, países convidados e organismos internacionais.
Documento
Durante a reunião ministerial, os participantes da Força-Tarefa do G20 endossarão o Documento Fundacional (Inception Document) para facilitar a criação da Aliança. Este documento terá anexos três textos constitutivos: Critérios Orientadores para a Cesta de Políticas; Termos de Referência e Marcos de Governança; e modelos para as Declarações de Compromisso. A Aliança Global será efetivamente lançada em novembro, durante a Cúpula dos Líderes do G20, também no Rio de Janeiro.
Relatório
A reunião ministerial será precedida pela apresentação da edição 2024 do relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo" (SOFI), com as informações mais atualizadas sobre fome, segurança alimentar e nutrição ao redor do mundo, incluindo Brasil. Esta apresentação, que ocorre às 9h, contará com a presença do ministro Wellington Dias e do diretor-geral da FAO, QU Dongyu, que farão uma coletiva de imprensa no local. Interessados poderão acompanhar o evento pelo canal da FAO.
Painel
Das 17h às 19h, será realizado, paralelamente à reunião ministerial, o painel “Políticas Públicas de Combate à Fome e à Pobreza: Empoderando Mulheres e Meninas para o Desenvolvimento Sustentável”, no Galpão da Cidadania. Este painel contará com a presença da primeira-dama, Janja Lula da Silva, e outras autoridades. Todos os eventos ocorrerão na sede da ONG Ação da Cidadania, no Rio de Janeiro. A Aliança Global será lançada oficialmente em novembro, durante a Cúpula dos Líderes do G20, consolidando um esforço coletivo para enfrentar a fome e a pobreza globalmente.