Vereadores Gabriel Bandarra (Podemos) e Ronaldo Washington Lopes (PP) se envolveram em uma briga durante sessão na Câmara Municipal de Lauro de Freitas (BA), na terça-feira, 27. O conflito começou após Bandarra criticar a presidente da Casa, acusando-a de favorecer a prefeita. Lopes rebateu, defendendo a colega e criticando a atitude desrespeitosa de Bandarra. A discussão escalou para agressão física antes que a transmissão fosse interrompida e a segurança interviesse.
Ao subir à tribuna, Bandarra disse que a presidente da Casa, Rosenaide Carvalho de Brito (PT), proferiu mentiras de forma descarada durante discurso de abertura da sessão legislativa ao não deixar os parlamentares questionarem a prefeita, e que ela trabalharia para “colocar dinheiro no bolso” de Gramacho.
Depois, ele afirmou que convidaria a prefeita novamente para ir à Câmara Municipal a fim de responder aos questionamentos dos vereadores e que a própria prefeita já teria dito que estava disposta a comparecer à Casa Legislativa.
Bandarra provocou, questionando se teria ali algum “vereador frouxo” que iria desfazer o convite. Diante do que foi dito, Lopes levantou disse que ficou abismado com o que foi dito para a presidente da Câmara por Bandarra e que, mesmo sendo de oposição, jamais lhe chamaria de “descarada”.
“Quando você desqualifica uma mulher, presidente desta Casa, quando você desqualifica uma senhora, chamando de ‘descarada’, está desqualificando a pessoa, não está desqualificando a parlamentar”, explicou Lopes. Começou a discussão e a agressão.