Diante do caos acompanhado pelos teresinenses no setor de saúde e o aumento nos casos de Covid-19, o final de ano terá um motivo a mais para preocupação. Isso porque a Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS) resolveu fechar as Unidades Básicas de Saúde durante uma semana.
O fechamento das Unidades iniciam já nesta terça-feira (26) e seguem até o dia 02 de janeiro. O fato é inédito na história de Teresina, segundo o vereador Ismael Silva, que realizou a denúncia em seu perfil nas redes sociais.
"Como se não bastassem as paralisações de serviços; recolhimento de máquinas para realização de exames; a falta de medicamentos e atraso no pagamento do 13º salário, agora a FMS, simplesmente, optou por fechar todas as UBS até o dia 2 de janeiro, com o objetivo de esconder as inúmeras mazelas do sistema".
O parlamentar destacou que a motivação para o periodo de fechamento seria a tentativa de esconder a falta de vacinas, medicamentos, insumos e, inclusive, de profissionais. Os funcionários temporários da FMS estavam sem garantia de receber o 13° salário, mas após pressão nas redes sociais, conquistaram a autorização de pagamento pela Prefeitura de Teresina.
O MeioNorte.com buscou a Fundação Municipal de Teresina para comentar as razões pela suspensão das atividades das Unidades Básicas de Saúde, mas, até o momento, não obtivemos retorno.