Cerca de 190 prefeitos são esperados para comparecer à sede da Associação Piauiense de Municípios (APPM) para eleição da instituição para o próximo biênio.
Segundo o candidato a presidente, prefeito Toninho de Caridade, nesta eleição quem sairá fortalecido é o municipalismo. "Estamos aqui colocando as propostas de nossos colegas prefeitos para juntos possamos construir uma APPM mais forte e atuante", disse.
Sobre o fim da reeleição na Casa, ele disse que é uma proposta positiva e na verdade é um pedido de muitos companheiros. "Acho que a reeleição para um mandato de 2 anos que você possa ser reeleito e tirar oportunidade de outro colega passar pela casa e contribuir para o municipalismo não favorece a instituição ', diz, explicando que há entendimento de por fim a reeleição e também para reformular o estatuto da APPM.
"Hoje estamos num pleito centralizado e pretendemos descentralizar a eleição, ampliando os locais de votação para dar mais oportunidade aos prefeitos de votar, pois há municipais distantes e acredito que essa reformulação vai fortalecer a APPM", disse Toninho.
Toninho diz que há 2 anos esteve disputando a eleição e na época, ele conta que o PP veio muito forte, com um ministro, senador e vários prefeitos que se mobilizaram para aqui chegar à presidência da APPM.
"Buscamos unificar a base e quando vamos para eleição, vamos com nossa base e uma vez eleitos, governados para todos", diz.
Toninho de Caridade aponta como principais demandas de prefeitos, Toninho cita o fim da reeleição na APPM, aquisição de mais frota para APPM no caso de ambulância e carros funerários, pois há problemas com municípios com quase mil km de distância e a instituição tem que dar esse apoio.
"Pretendemos resgatar a Feira dos Municípios demonstrando as riquezas naturais e culturais. Queremos fazer um trabalho de dentro para fora" , afirma, declarando que a APPM precisa voltar ao protagonismo municipalista.
Expectativa boa para vitória
Candidato a vice na chapa de Toninho de Caridade, o prefeito Admaelton Bezerra, de São José do Piauí, diz a expetativa é boa.
“Somos vice do candidato Toninho, uma pessoa que a gente confia e admira pela sua gestão no município e como trata com responsabilidade a entidade pública. Estamos com expectativa grande de vitória e que no próximo biênio possamos ter um entendimento para o municipalismo”, diz.
Admaelton diz que a maior dificuldade de grande parte dos municípios são recursos financeiros. “Nosso município é pequeno, depende muito do FPM e ICMS, mas estamos conseguindo manter as contas equilibradas”, diz.