Senador Elmano preside sessão em homenagem aos 49 anos da Embrapa

Senador piauiense destacou o papel da Embrapa na produção dos cerrados.

Senador Elmano Férrer | Divulgação / Agência Senado
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O senador Elmano Férrer (PP/PI) presidiu a sessão solene em comemoração aos 49 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A sessão foi realizada nesta quinta-feira, 28. 

No evento, Elmano Férrer destacou as contribuições da empresa para o desenvolvimento da produção nos campos do país. “A Embrapa se transformou em uma das maiores instituições de pesquisa agrícola do planeta”, enfatizou o parlamentar.

Em seu discurso no plenário do Senado, Elmano Férrer disse que as contribuições da Embrapa resultaram, por exemplo, no melhoramento genético de plantas e rebanhos, além do desenvolvimento de pastagens mais adaptadas aos diferentes climas e solos do pais. “Nossos produtores se apropriaram destas tecnologias da Embrapa. E é até difícil mensurar o impacto que isso teve na produção agrícola nacional”, comentou.

Leia Mais

Senador Elmano Férrer já presidiu a Embrapa (Agência Senado)

Soja no Piauí 

Elmano Férrer também faz parte da história da Embrapa já que, durante dez anos (1979 – 1988), foi o diretor-geral da unidade Meio Norte da empresa, sediada em Teresina. Neste período, a Embrapa Meio Norte foi decisiva para a modernização da agricultura no estado. “Realizamos muitas pesquisas, investimos em mais tecnologias, adotamos novos conhecimentos e participamos do processo de tropicalização da soja, permitindo a plantação do grão em terras de baixas latitudes, incluindo os cerrados piauienses”, informou o parlamentar. 

Segundo ele, as pesquisas realizadas pela Embrapa foram essenciais para a expansão da produção de grãos no estado, sobretudo da cultura da soja, que é a mais difundida no Piauí. “A partir dos conhecimentos da Embrapa Meio Norte, abrimos caminho para que os cerrados piauienses virassem uma potência do agronegócio, respondendo, atualmente, por mais de 70% das exportações do estado”, comemorou o parlamentar.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES