Fomentar o trabalho dos pequenos e médios produtores rurais, fazer zoneamento agropecuário de Teresina, cadastro, cruzamento de informações, georreferenciamento das áreas de produção e criação são apenas algumas das atribuições da Secretaria Municipal de Produção Agropecuária (SEMP), comandada pelo secretário Coronel Edvaldo Marques.
A meta é trabalhar toda cadeia produtiva até a comercialização. A SEMP vai atuar para promover o escoamento da produção aos locais de comercialização. "Vamos estabelecer parcerias com o SAAD Rural, Eturb para melhorar o tráfego das áreas rurais", cita o secretário, que tem em seu cronograma a construção de galpões em cada zona para realização de feiras. "Vamos trabalhar ao máximo para que a nossa moeda circule na cidade", disse.
O secretário Coronel Edvaldo Marques afirma que o momento é de constituição da equipe técnica, CNPJ e toda parte burocrática. "Todo orçamento necessário será movimentado pela Secretaria de Planejamento", diz o coronel Edvaldo Marques e num primeiro momento será feito diagnóstico e levantamento da área rural da capital.
A atuação da SEMP será essencialmente na área essencialmente rural, mas também há as hortas em áreas urbanas. A secretaria foi criada com a proposta de fomentar os pequenos e médios produtores rurais, promover negociações, acordos intermunicipais e celebrar convênios.
Programas para captação de recursos
Entre outras atribuições estão ações do sistema produtivo, inclusão produtiva, elaboração de projetos e programas destinados à captação do crédito rural.
Coronel Edvaldo tem boas perspectivas para a nova secretaria que tem como diretriz elaborar estratégias para o desenvolvimento agrícola do município. "Vamos proporcionar cursos de extensão direcionados aos agricultores e pecuaristas, garantir mais eficiência na negociação dos produtos", explica o coronel Edvaldo, enfatizando que fará projetos e convênios para aquisição de patrulha agrícola mecanizada. "Teremos uma relação muito forte com o Ministério da Agricultura", disse.
O secretário destaca o apoio do prefeito Dr. Pessoa para as atividades dessa nova secretaria, que vai otimizar a produção da zona rural de Teresina. "Iremos elaborar projetos para o aporte de recursos federais, faremos seminários para trabalhar com sustentabilidade", disse o coronel Edvaldo Marques.