Secretário de Segurança defende integração e criação de plano no Piauí

Secretário de Segurança, coronel Rubens, participou de audiência pública.

Secretário de Segurança | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Discutir medidas para melhoria da segurança pública de Teresina foi a pauta de audiência pública realizada nesta segunda-feira, 6, na Câmara Municipal de Teresina, proposta pelos vereadores Fernanda Gomes , Capitão Roberval Queiroz, Ismael Silva e Venâncio Cardoso.

O secretário de Segurança, coronel Rubens Pereira da Silva, participou da audiência e explicou que o Brasil vive uma realidade preocupante e Teresina está inserida nessa realidade e disse que dados do último anuário de segurança apontam a crescente violência dos centros urbanos.

Segundo o secretário, a realidade no Brasil são de organizações e facções que ameaçam a segurança pública e disse que os estados respondem por 83% dos gastos com segurança e defendeu a integração de todos os entes no combate à violência. "Precisamos inserir os municípios na discussão da segurança pública. Temos hoje no Brasil o Sistema Único de Segurança Pública, em que os entes federados têm suas atribuições e responsabilidades", explica o secretário, enfatizando que há necessidade de que cada município tenha o Conselho Municipal de Segurança Pública e o Fundo Municipal de Segurança Pública criados por lei.

Coronel Rubens, secretário de Segurança do PiauíPlano de segurança

O coronel Rubens defendeu que os 224 municípios do Piauí tenham plano municipal de segurança e declarou ainda que o Ministério da Justiça lançou cartilha que orienta como os municípios podem captar recursos para o Sistema Único de Segurança para que essas cidades tenham, por exemplo, uma das ações que já temos no Estado, que é o centro Integrado de Videomonitoramento, o sistema de televigilância.

O secretário destacou que a questão da segurança é algo complexo e defendeu o trabalho de prevenção primária com a juventude.

Na audiência pública, o secretário informou sobre as operações feitas em parceria com Polícia Civil e Ministério Público do Maranhão, em que foram presos 11 líderes de facções criminosas na última semana e disse que o Piauí tem 5 mil presos e além disso tem ainda mais 5 mil mandados para serem executados. "Estamos fazendo parceria com a Secretaria de Justiça para não estrangular o sistema prisional", disse.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES