Saiba quem é o delegado brasileiro que vai comandar a Interpol

Valdecy Urquiza tem 43 anos, nasceu em São Luís, no Maranhão, e se formou em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), no Ceará.

Avalie a matéria:
Valdecy Urquiza nasceu em São Luis e se formou em Direito na Unifor, no Ceará. | Polícia Federal

Eleito o novo secretário-geral da Interpol, a rede internacional de polícias, o delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza ficará responsável pela parte operacional do organismo, passando a comandar a rede global de polícias. A escolha de Urquiza ainda será submetida à assembleia geral da Interpol, em novembro, para ratificação pelos países integrantes.

Histórico

Com 43 anos, Urquiza nasceu em São Luís, Maranhão, e se formou em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), no Ceará. Ele possui MBA em Administração Pública pelo Ibmec e pós-graduação em Direito Ambiental pela PUC-SP. Complementando sua formação, realizou cursos de Justiça Criminal na Universidade de Virginia, Telecomunicações e Tecnologia da Informação na Agência Japonesa de Cooperação Internacional (Jica), em Tóquio, e Gestão e Liderança em Harvard.

História na PF

Delegado da Polícia Federal desde 2007, Urquiza foi Chefe da Delegacia de Patrimônio Histórico e Meio Ambiente da Superintendência da PF no Maranhão entre os anos de 2007 e 2009. Atualmente, exerce o cargo de diretor de Cooperação Internacional da Polícia Federal e é vice-presidente para as Américas do Comitê Executivo da Interpol desde 2021.

Combate ao crime organizado

Anteriormente, entre 2018 e 2021, Urquiza atuou como diretor adjunto para Comunidades Vulneráveis da rede. Também foi Diretor de Combate ao Crime Organizado da Secretaria-Geral da Interpol em Lyon, França, onde implementou estratégias de combate ao tráfico de pessoas.

A Interpol, fundada em 1923, é a maior organização intergovernamental global de polícia criminal, reunindo forças policiais de 195 países com o objetivo de combater o crime transnacional. Em mais de 100 anos de existência, somente cinco países se revezaram na liderança do organismo.

O que representa

Segundo o Itamaraty, a escolha de Valdecy Urquiza reflete a alta prioridade atribuída pelo governo brasileiro ao combate ao crime organizado, destacando a importância da liderança brasileira na segurança internacional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES