O suplente Leôndidas Júnior (PSB) deve ser convocado oficialmente para assumir a vaga da vereadora Tatiana Medeiros, afastada por decisão judicial. A posse está prevista para o próximo dia 4 de junho, conforme determina o regimento interno da Casa Legislativa.
Tatiana Medeiros está presa preventivamente desde 3 de abril, após ser detida pela Polícia Federal durante a Operação Escudo Eleitoral, que investiga crimes como compra de votos e uso de recursos ilícitos na campanha eleitoral de 2024. Por decisão judicial, além da prisão, a vereadora também foi afastada de suas funções parlamentares.
Consulta ao TRE e decisão da Mesa Diretora
Antes da convocação de Leôndidas, a Câmara chegou a solicitar orientação ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) sobre os trâmites legais para substituição da titular. No entanto, o tribunal rejeitou a consulta por unanimidade, devolvendo a responsabilidade à própria Casa Legislativa.
Com isso, a Mesa Diretora decidiu seguir o regimento interno, que autoriza a substituição do vereador afastado após 60 dias de ausência.
Quem é Leôndidas Júnior?
Com 33 anos, Leôndidas Júnior é formado em História pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com mestrado e doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem trajetória marcada pela atuação em movimentos estudantis e na defesa de trabalhadores da agricultura familiar atingidos por barragens.
Embora historicamente ligado ao Partido dos Trabalhadores (PT), Leôndidas concorreu ao cargo de vereador em 2024 pelo PSB, em uma estratégia eleitoral da coligação. Obteve 2.262 votos e ficou como primeiro suplente da coligação.
Essa foi sua segunda tentativa de ingresso na Câmara Municipal — a primeira ocorreu em 2020, também como candidato a vereador.
Pautas defendidas na campanha
Durante a campanha de 2024, Leôndidas defendeu temas alinhados ao seu histórico de militância, como:
Empreendedorismo juvenil como ferramenta para geração de renda;
Valorização dos servidores da Educação;
Incentivo à agricultura rural em Teresina.