SEÇÕES

Saiba quanto Tatiana Medeiros apontou ter gasto na campanha e o patrimônio que declarou

A prisão da vereadora ocorreu na manhã do dia 3 de abril, durante a segunda fase da Operação Escudo Eleitoral.

Tatiana Medeiros está presa desde o dia 03 de abril em Teresina. | Foto: Reprodução
Siga-nos no

A vereadora Tatiana Medeiros (PSB) encontra-se presa desde o dia 03 de abril, após ser alvo da Operação Escudo Eleitoral, da Polícia Federal. A parlamentar, que teve seu primeiro mandato conquistado nas eleições municipais de 2024, é investigada por suspeita de envolvimento com financiamento ilegal de campanha.

▶ CAMPANHA SEM DECLARAÇÃO DE BENS

Ao registrar sua candidatura à Câmara de Teresina, Tatiana não informou posse de bens à Justiça Eleitoral. Durante a campanha, arrecadou R$ 38.881,00, sendo a maior parte proveniente de doações de pessoas físicas. A própria vereadora foi a principal doadora, injetando pouco mais de R$ 12 mil no financiamento da sua campanha.

▶ PRISÃO E AFASTAMENTO IMEDIATO

A prisão da vereadora ocorreu na manhã do dia 3 de abril, durante a segunda fase da Operação Escudo Eleitoral. Ela foi detida em um condomínio localizado na Zona Leste da capital piauiense. Após a detenção, a Justiça Eleitoral determinou o afastamento imediato da parlamentar de suas funções legislativas.

▶ INDÍCIOS DE CRIME E ENVOLVIMENTO COM FACÇÃO

A Polícia Federal aponta que parte dos recursos utilizados na campanha de Tatiana pode ter origem ilícita. As investigações indicam que os valores teriam sido desviados de uma organização não governamental e repassados por meio de um grupo criminoso com atuação no estado. A apuração começou após o resultado das urnas e trouxe à tona supostas conexões entre a parlamentar e integrantes da facção.

▶ MANDATO E ROMPIMENTO INTERNO

Tatiana Medeiros foi eleita em outubro de 2024 com 2.925 votos, assumindo seu primeiro mandato na Câmara. Contudo, antes mesmo da prisão, em março de 2025, já havia sido afastada do cargo de secretária-geral do PSB.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também