SEÇÕES

Projeto de Jadyel Alencar cria programa de letramento digital para pessoas idosas

Programa visa promover a inclusão digital de pessoas idosas; capacitar para a navegação segura no ambiente digital, a fim de reduzir a sua vulnerabilidade a fraudes e golpes virtuais

Deputado Jadyel Alencar é o autor do projeto | Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados
Siga-nos no

O Projeto de Lei 4263/24, do deputado Jadyel Alencar (Republicanos-PI), cria o Programa Nacional de Letramento Digital para Pessoas Idosas e está em análise na Câmara dos Deputados.

Finalidade

O programa tem como objetivos promover a inclusão digital de pessoas idosas; capacitar para a navegação segura no ambiente digital, a fim de reduzir a sua vulnerabilidade a fraudes e golpes virtuais; e estimular a autonomia digital, fortalecendo a confiança no uso de dispositivos e plataformas digitais.

Proposta

O programa deverá ser implementado em parceria com instituições públicas e privadas, tais como Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e centros de convivência para idosos; instituições de ensino superior e técnico; bancos e outras instituições financeiras. (Com informações da Agência Câmara)

Vulnerabilidades

deputado Jadyel Alencar ressalta que “a digitalização de serviços bancários e de atendimento público trouxe benefícios de agilidade, mas também expôs um público vulnerável a novos riscos”. 

Perigos

“Golpes como a ‘falsa central do banco’, o ‘falso motoboy’ e fraudes com maquininhas adulteradas têm vitimado cada vez mais os idosos, especialmente aqueles que enfrentam barreiras tecnológicas e limitações físicas, como problemas de visão e destreza manual”, disse.  (Com informações da Agência Câmara)

Tópicos
Carregue mais
Veja Também