Durante uma cerimônia de inauguração realizada no último sábado (6), o prefeito de Carpina (PE), localizada na região da Mata Norte, Manuel Botafogo, causou polêmica ao proferir comentários considerados misóginos e machistas em relação à pré-candidata à prefeitura da cidade, Eduarda Gouveia. Botafogo afirmou durante o evento que "Carpina não precisa de uma mulher bonita, pois têm mulheres mais bonitas do que tu. Uma ‘mulé’ que veio de Recife e que é dona de bodega".
As declarações de Botafogo foram amplamente criticadas por diminuírem a capacidade de Eduarda Gouveia e por focarem exclusivamente em seus atributos físicos, levantando discussões sobre o tratamento das mulheres na política.
A população, incluindo Luciana Lourdes, estudante de enfermagem, reagiu com indignação às declarações do prefeito. Luciana destacou a importância do respeito às mulheres na sociedade, afirmando:
"Como mulher, a gente se sente atacada cada vez que ouvimos falas como essa. É como se fosse com a gente. Nós somos sempre desvalorizadas em nossa capacidade e inteligência e julgadas apenas pela nossa aparência. Quando ouvi as falas, eu não acreditei. Nós merecemos respeito".