Alexandre Padilha, Ministro das Relações Institucionais da Presidência da República, confirmou na noite de quinta-feira (6) a exoneração da Ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União Brasil-RJ), do comando da pasta. Essa modificação no MTur já vinha sendo discutida desde o mês de junho, quando foi oficializada durante uma reunião no Palácio do Planalto, que contou com a presença do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Daniela Carneiro, o prefeito de Belford Roxo (RJ), Waguinho - que é marido da ministra - e o próprio Padilha.
Em nota, o ministro Alexandre Padilha, afirmou que recebeu Daniela Carneiro nesta quinta-feira, 6. "Hoje, o presidente Lula e eu recebemos, no Palácio do Planalto, a minha colega Daniela Carneiro, acompanhada do prefeito Waguinho. Na conversa, pudemos esclarecer as questões partidárias que motivam a troca no Ministério do Turismo, e a ministra demonstrou sua compreensão com a decisão do governo."
De acordo com o ministro, responsável pela articulação política do governo, o presidente Lula fez agradecimentos a Daniela pelo trabalho desempenhado no ministério e também por sua disposição de continuar contribuindo com o governo no Congresso Nacional, já que ela é a deputada federal mais votada do Rio de Janeiro.
O deputado federal Celso Sabino (União Brasil - PA) será o novo Ministro do Turismo, indicado pelo partido, que vinha pleiteando a pasta após divergências internas com Daniela Carneiro, que chegou a anunciar sua saída do partido. Uma reunião entre Lula e representantes do União Brasil será agendada para sexta-feira (7), segundo Alexandre Padilha, que também anunciou o novo nome para o alto escalão.
"O presidente Lula e eu nos reuniremos com o presidente e os líderes do União Brasil, em uma data a ser definida amanhã, para receber a indicação do deputado Celso Sabino, que liderará a pasta do Turismo, dando continuidade ao trabalho pela recuperação de um setor tão importante para a geração de emprego e renda no Brasil."
Durante o processo de formação do governo, o União Brasil, partido com uma das maiores bancadas na Câmara dos Deputados (59 parlamentares), indicou a Ministra do Turismo, Daniela Carneiro; o Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, próximo ao Senador Davi Alcolumbre (União-AP); e o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que veio da base do partido na Câmara.
Mais cedo, o Ministro da Secretaria de Comunicação Social do governo, Paulo Pimenta, afirmou a jornalistas que Daniela Carneiro permaneceria no cargo e que não haveria mudanças nesta semana, enquanto o governo se concentra em votações importantes no Congresso Nacional.