Piauí inova com decisão estratégica para o desenvolvimento sustentável

Regina Sousa disse em Seminário da Seplan que o planejamento no Piauí é por territórios, um pioneirismo em âmbito nacional

Seminário resultou em carta propositiva para o Piauí | Gabriel Paulino
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

governadora Regina Sousa recebeu nesta quinta-feira, 25, a Carta do Piauí, elaborada durante o Seminário "Piauí Planejamento e Desenvolvimento Territorial", coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), com técnicos do IPEA, professores, pesquisadores e representantes da sociedade civil.

Para a governadora, a carta serve de plataforma e instrumento de preparação para o orçamento do ano que vem e para elaboração do Plano Plurianual (PPA), que será elaborado no ano que vem. "As pautas discutidas têm que ser levadas em conta na hora de formatar o orçamento, sobretudo, questões muitos caras como a segurança alimentar e saneamento básico", disse.

A governadora disse que o documento é complexo e a decisão do Piauí em trabalhar com os territórios é inovador, pois contempla todo o estado, levando em conta as necessidades e demandas específicas de cada região.

Seminário discutiu planejamento e desenvolvimento territorial (Gabriel Paulino)

Diretrizes para o desenvolvimento

A secretária de Planejamento, Rejane Tavaresdisse que o seminário apontou as diretrizes para o processo de desenvolvimento sustentável do Piauí. "A Seplan em parceria com programa das Nações Unidas está elaborando o Plano de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que consiste num projeto de desenvolvimento até 2030, em que o estado se compromete com as diretrizes de melhoria da gestão ambiental, da inclusão de mulheres no processo de desenvolvimento, da inclusão produtiva e também se compromete em reduzir o índice de pobreza", disse, declarando que para isso foi construído todo um processo de construção de ações e propostas com participação da sociedade civil, dos setores privados e setores de Governo.

Governadora recebe carta elaborada durante seminário (Gabriel Paulino)

O seminário resultou na Carta do Piauí em que apresenta à população e aos gestores os principais pontos para o desenvolvimento sustentável. 

"Aqui estão de articulação de políticas sociais e econômicas, articulação de grandes e pequenos negócios, com a inclusão da agricultura familiar e com o dinamismo das principais cadeias produtivas que abrangem pequenos e médios produtores, como por exemplos, das cadeias da cajucultura, piscicultura, apicultura, dentre outras", disse a secretária, declarando que a Carta Piauí elaborada no seminário traz diretrizes e recomendações para nortear a ação dos próximos governos nos próximos 10 anos e tem propostas que irão nortear o PPA 2024-2027.

"O seminário foi satisfatório. Tivemos propostas de finanças solidárias, de inclusão de mulheres no sistema produtivo, de relacionamentos entre movimentos sociais e empresas privadas, proposta de ajuste e refinamento do processo de planejamento do Estado a partir da metodologia de gestão por resultado. Foi um grande debate com várias temáticas abordadas", declarou Rejane Tavares. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES