O governo do presidente Lula (PT) está sendo alvo de críticas por parte da oposição após o Banco do Brasil retirar o patrocínio da Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, a Agrishow, que é considerada a maior feira de agronegócio do país e ocorre até o dia 05. A decisão foi tomada após o ministro da Agricultura Carlos Fávaro (PSD) se sentir desconvidado do evento, em confronto a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A deputada federal Daniela Reinehr (PL/SC) solicitou a convocação do ministro da Agricultura para esclarecer os motivos que levaram à retirada do patrocínio, enquanto a deputada federal Bia Kicis (PL-DF) pediu que a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, também prestasse esclarecimentos sobre o assunto.
Além disso, outros deputados, como Luiz Lima (PL/RJ), Evair Vieira de Melo (PP/ES), Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL/SP) e Mauricio Marcon (PODE/RS), também estão solicitando esclarecimentos do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, assim como do Ministro Chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta.
Os parlamentares oposicionistas argumentam que a decisão de retirar o patrocínio da Agrishow é difícil de entender, especialmente quando se considera a importância do agronegócio na economia nacional. Eles destacam que o setor agropecuário é uma das principais forças da economia brasileira, com grande importância na geração de empregos, na produção de alimentos para o mercado interno e externo, no desenvolvimento tecnológico e na promoção da sustentabilidade ambiental.