Devido à suspensão do patrocínio do Banco do Brasil à Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow) por conta da presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), os organizadores decidiram cancelar a cerimônia de inauguração do evento do setor do agronegócio.
Através de uma nota oficial, a organização da Agrishow informou que, devido à grande repercussão em torno da cerimônia de abertura da feira, as entidades responsáveis pelo evento decidiram cancelar a solenidade que estava prevista para o dia 1º de maio às 11h. Abaixo, segue a nota completa: "Em virtude de toda a repercussão gerada pela cerimônia de abertura da 2ª edição da Agrishow, as entidades realizadoras do evento optaram por não realizar solenidade de abertura da feira, prevista para o dia 1º de maio, às 11h".
A Agrishow, que será realizada em Ribeirão Preto (SP), estava prevista para ter a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o que gerou preocupações por parte da organização do evento. Preocupados com a possibilidade de mal-estar, os organizadores alertaram o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, sobre a situação. No entanto, a iniciativa acabou sendo mal interpretada por alguns, que entenderam como se os organizadores estivessem desconvidando Fávaro.
O governo federal e o Banco do Brasil eram os principais patrocinadores da Agrishow, mas o Executivo cancelou o apoio financeiro na última sexta-feira (28/04). O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, tinha planos de utilizar o evento para lançar oficialmente uma linha de financiamento em dólar para o agronegócio, a ser operada pelo BNDES, e também para anunciar mais recursos para o Plano Safra deste ano.
Bolsonaro deve ir ao evento acompanhando o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), seu aliado político.
Leia a nota da Agrishow na íntegra:
“Em virtude de toda a repercussão gerada pela cerimônia de abertura da 2ª edição da Agrishow, as entidades realizadoras do evento (Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira de Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo e SRB – Sociedade Rural Brasileira), optaram por não realizar solenidade de abertura da feira, prevista para o dia 1º de maio, às 11h.