
Após ser responsabilizada pela derrota de Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022, a deputada Carla Zambelli (PL-SP) se manifestou com a declaração do ex-presidente. Ao g1, Carla expressou sua decepção:
Não acho justa. Eu sempre o defendi, estou com depressão, sendo julgada, e no pior momento ele falar dessa forma é trazer muito peso para as minhas costas.
ACUSOU A DEPUTADA
Na segunda-feira (24), Bolsonaro afirmou que Zambelli "tirou o mandato" de sua chapa nas eleições de 2022, após o episódio em que a deputada discutiu com um apoiador do então candidato Lula e o perseguiu com uma arma em uma rua de um bairro nobre de São Paulo.
Aquela imagem da Carla Zambelli da forma que foi usada, perseguindo o cara lá. Teve gente [que pensou]: ‘Olha, o Bolsonaro defende o armamento’. Mesmo quem não votou no Lula, anulou o voto. Carla Zambelli tirou o mandato da gente", afirmou o ex-presidente durante entrevista ao podcast Inteligência Ltda.
AFIRMOU QUE ATIROU
Zambelli, que está esperando o julgamento como ré por porte ilegal de arma de fogo devido a esse episódio, também relembrou o momento que a colocou no centro da polêmica.
Imagina o que é, para a cabeça de uma deputada, ser culpada pela eleição de um país por ter se defendido de quatro homens que me cuspiram, xingaram e empurraram? Eu tinha porte federal e houve um tiro, que achei que tinha pego no policial.
VOTOS DO STF
O STF formou uma maioria de votos para condenar Zambelli a 5 anos e 3 meses de prisão pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal. Além disso, a maioria dos ministros se posicionou a favor da cassação de seu mandato, o que só acontecerá se a maioria no placar for mantida e o processo for encerrado, sem a apresentação de novos recursos.