O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, participou nesta segunda-feira, 06 de junho, junto com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, da solenidade de entrega da duplicação da BR-316, trecho que liga Teresina a Demerval Lobão. Serão 20 km duplicados, nos quais 10 km estarão liberados hoje. A duplicação beneficia 1 milhão de pessoas que trafegam pela rodovia.
Pela primeira vez no Piauí, o ministro Marcelo Sampaio agradeceu ao trabalho da bancada piauiense, que tem sido parceira e garantido recursos via emenda. Ele informou que a obra é muito importante para Teresina e no total, são mais de R$ 73 milhões investidos.
“A duplicação reduz acidentes e até o final de 2022 serão 20 km duplicados. Temos obras importantes como a Ponte da Santa Filomena que tirou a dependência das balsas. Vamos assinar ordem de serviço da ponte Tasso Fragoso", disse, enfatizando que até agosto vai concluir o viaduto do mercado do Peixe.
Marcelo Sampaio destacou a obra da Transnordestina vai aumentar o PIB do Estado em mais de 10 milhões. Na inauguração do primeiro trecho da duplicação da BR 316, o ministro inofrmou sobre a ordem de serviço para obra da Ladeira do Uruguai e o Mercado do Peixe, cuja obra deve ser entregue até agosto ou no mais tardar na primeira semana de setembro.
O também ministro Ciro Nogueira declarou que a duplicação é muito importante para o Estado e que hoje está sendo paga uma dívida muito grande do Governo Federal ao Piauí. "Essa obra ficou parada há muito tempo e chegou a ser estadualizada, mas com trabalho do senador Elmano Férrer foram retomadas e serão concluídas todas as grandes obras. Esperamos até o final do ano começar a duplicação até Altos. Vamos iniciar ainda a ponte Tasso Fragoso, a Trasnordestina. Isso é fruto do trabalho do presidente Bolsonaro ", disse.
Ciro Nogueira agradeceu ao ministro Marcelo Sampaio por priorizar o Piauí. "Sempre tivemos uma bancada dedicada, em todos os partidos, para suprir a falta de investimento em infraestrutura", pontuou.
O presidente da Eturb, João Pessoinha representou o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, na inauguração. Ele ressaltou a importância da. "As duplicações das BR’s 343 e 316 feitas pelos governos estadual e federal são importantes para a cidade e Teresina precisava de mais facilidade de acesso", disse. Ele destacou o trabalho da gestão municipal com restauração das vias públicas, sinalização e disse que o foco é a gestão.
O pré-candidato ao Senado, Joel Rodrigues, disse que o acesso de Demerval Lobão a Teresina era difícil. "Essa é uma obra importante que tem articulação do ministro Ciro Nogueira e do senador Elmano Ferrer" , declarou.
Ele informou que o apoio do presidente da Câmara, Jeová Alencar, foi claro. “Em um primeiro momento o apoio foi à nossa pré-candidatura ao Senado. Ontem houve encontro de candidatos de nossa coligação e naturalmente estava o nosso pré-candidato a governador, o doutor Sílvio mendes, e essa presença não quer dizer que já está definido o apoio de Jeová no apoio à pre-candidatura de Silvio ao governo", disse.
Joel Rodrigues disse ainda que a oposição está forte e a intenção é trabalhar e fortalecer os nomes de Silvio, Iracema e Joel e, posteriormente, com a vitória , o grupo vai procurar trabalhar em âmbito nacional.
O ministro Ciro Nogueira disse que todas as estradas que sejam economicamente importantes, serão avaliadas sobre a necessidade de federalizar. "O ideal é que governo do estado faça sua parte e cumpra sua responsabilidade, mas como a governadora nunca priorizou área de infraestrutura, principalmente no que diz respeito à evolução econômica do estado, temos que recorrer ao Governo Federal", afirmando que está buscando todo tipo de investimento para o estado e conta que foi até acusado de privilegiar o Piauí. "Você ser acusado de trabalhar é até engraçado", disse, citando que Governo Federal tem um olhar especial para o Piauí.
Na seara política, Ciro Nogueira disse que o presidente Bolsonaro está em plena recuperação em nível nacional. "Não tenho dúvidas de que o presidente vai chegar às convenções à frente de Lula e vamos estar muito perto de ganhar essa eleição no primeiro turno", disse e declarou que desafio do presidente foi agir, destacando o auxílio emergencial e a proteção das empresas.