SEÇÕES

Mercosul e União Europeia consolidam aliança comercial no Paraguai

Sem Lula, cerimônia contou com a presença de presidentes sul-americanos. Termo ainda precisa passar pelo Legislativo

Encontros dos países-membros do Mercosul | Foto: Reprodução
Siga-nos no

Os países-membros do Mercosul e respresentantes da União Europeia assinaram, neste sábado (17), o acordo de livre comércio. A cerimônia foi realizada em Assunção, capital do Paraguai, país que ocupa a presidência temporária do bloco. O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não participou da solenidade. O Brasil foi representado pelo ministro do Itamaraty, Mauro Vieira. 

O tratado cria uma das maiores áreas de livre comércio do mundo, reunindo cerca de 780 milhões de consumidores e abrangendo aproximadamente um quarto do PIB global. Com a autenticação, os dois blocos econômicos se comprometem a eliminar gradualmente tarifas de importação sobre a maior parte dos produtos comercializados entre eles.

QUEM ASSINOU O TERMO 

Assinaram o termo, do lado sul-americano, os ministros do Paraguai, Argentina, Uruguai e Brasil. Do lado europeu, assinou o comissário de Comércio da UE, Maroš Šefčovič.

Estiveram presentes na solenidade os presidentes do Paraguai, Santiago Peña; da Argentina, Javier Milei; do Uruguai, Yamndú Orsi; e da Bolívia, Rodrigo Paz. José Raúl Mulino, presidente do Panamá, também esteve presente. Como cicerone, Peña fez o discurso de abertura da solenidade e não deixou de citar Lula.

Não posso deixar de mencionar um líder querido, que, sem ele, não teríamos chegado a esse dia: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula foi um dos impulsores fundamentais desse processo, disse Peña.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também