O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, esteve reunido com o secretário de Estado dos Estados Unidos (EUA), Marco Rubio, em Washington, nesta quarta (30). O Itamaraty confirmou o encontro, que não deu mais detalhes, e ocorreu no mesmo dia em que o presidente Donald Trump assinou a ordem executiva que impõe tarifa de 50% a produtos exportados brasileiros, mas com uma lista de quase 700 exceções.
Documento
De acordo com o decreto, as taxas entram em vigor no dia 6 de agosto. Mercadorias que estão em trânsito para os Estados Unidos também ficarão de fora da taxação. Mais cedo, o governo dos EUA já havia anunciado uma sanção contra o ministro Alexandre de Moraes, por meio da chamada Lei Magnitsky.
Emergência
No final do dia, o presidente Lula convocou uma reunião de emergência para avaliar o cenário e a repercussão das medidas assinadas pelos EUA. Participam do encontro o vice-presidente Geraldo Alckmin, os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Jorge Messias (Advocacia Geral da União). (Com informações da Agência Brasil)