O Ministério da Agricultura atualizou nesta quarta-feira (21) a lista de países que impuseram restrições à carne de frango do Brasil, após a confirmação do primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial no país. A contaminação foi identificada na cidade de Montenegro, no Rio Grande do Sul, na última quinta-feira (15).
NOVOS PAÍSES NA LISTA
Com a nova atualização, Jordânia e Filipinas passaram a integrar o grupo de países que embargaram as exportações de frango de todo o Brasil.
TIPOS DE RESTRIÇÃO
As medidas variam de acordo com a decisão de cada país. Algumas proíbem a importação de carne de frango de todo o território brasileiro, enquanto outras impõem restrições apenas ao estado do Rio Grande do Sul. No caso de países como Arábia Saudita e Japão, o embargo é ainda mais localizado, afetando apenas a cidade de Montenegro — onde, segundo o governo federal, não há exportadores ativos, o que reduz o impacto comercial.
IMPORTÂNCIA DO BRASIL NO MERCADO
O Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo, com vendas para cerca de 160 países. Apesar das restrições, o Ministério da Agricultura reforça que não há risco no consumo de carne de frango e ovos, já que a gripe aviária não é transmitida por meio de produtos devidamente cozidos.
RESTRIÇÃO À CARNE DE FRANGO DE TODO O BRASIL:
África do Sul
Argentina
Bolívia
Canadá
Chile
China
Coreia do Sul
Filipinas
Iraque
Jordânia
Malásia
Marrocos
México
Paquistão
Peru
República Dominicana
Sri Lanka
Timor-Leste
União Eurasiática (Rússia, Bielorrússia, Armênia e Quirguistão — exceto Cazaquistão)
União Europeia
Uruguai
RESTRIÇÃO À CARNE DE FRANGO DO RIO GRANDE DO SUL:
Bahrein
Bósnia e Herzegovina
Cazaquistão
Cuba
Macedônia
Montenegro
Reino Unido
Tajiquistão
Ucrânia
RESTRIÇÃO LOCAL (MONTENEGRO-RS, SEM EXPORTADORES):
Arábia Saudita
Japão