Lula recua e Daniela Carneiro permanece no Ministério do Turismo

A expectativa era a de que Daniela Carneiro fosse substituída pelo deputado federal Celso Sabino (União-PA)

Daniela Carneiro permanece no Ministério do Turismo | Divulgação/Ministério do Turismo
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)ocorrida nesta quinta-feira, 5, a ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União Brasil-RJ)vai permanecer no cargo até a conclusão das votações de interesse do governo no Congresso Nacional. Inicialmente, esperava-se que ela fosse substituída pelo deputado federal Celso Sabino (União-PA) ainda nesta tarde.

A decisão de mantê-la no cargo foi tomada levando em consideração a importância das votações em andamento no Congresso Nacional. O governo está focado na aprovação da reforma tributária, do projeto de mudanças no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais e do novo regime fiscal.

O ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social, afirmou que o governo está acompanhando de perto as votações no Congresso, considerando a complexidade e a repercussão dos temas em discussão. Ele ressaltou que, a partir da próxima semana, será possível analisar mais a fundo as questões internas do governo. Ele destacou que a discussão sobre a composição do governo e possíveis mudanças será retomada na semana seguinte. Enquanto isso, a ministra Daniela Carneiro continuará exercendo suas funções e estará disponível para o governo.

“O governo tem uma atenção especial para acompanhar a conclusão das votações que estão acontecendo no Congresso. Este é um momento muito importante para o país, pela complexidade dos temas analisados, pela repercussão. E entende [o governo] que o mais adequado, o melhor, é concluir primeiro esse processo de votações e, a partir da semana que vem, se debruçar de forma mais aprofundada nas temáticas que envolvem organizações dentro do governo”, disse o ministro.

A expectativa inicial era de que Carneiro apresentasse sua carta de demissão durante a reunião com o presidente. No entanto, após o encontro, ela convocou uma reunião com os servidores do Turismo para se despedir apenas após seis meses no cargo. Desde a transição de governo, havia insatisfação por parte da bancada do União Brasil na Câmara dos Deputados em relação à escolha de Daniela Carneiro como ministra. 

Os parlamentares não se sentiam representados por ela e pressionaram o presidente nos últimos meses para que houvesse uma troca no comando da pasta. A indicação de Daniela Carneiro foi resultado da articulação política do senador Davi Alcolumbre (União-AP). Fontes do Palácio do Planalto e do União Brasil informaram que seria ideal aguardar o retorno de líderes políticos que estão fora de Brasília, incluindo o próprio senador Alcolumbre, antes de efetivar a substituição de Daniela por Celso Sabino (União-PA).

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES