Luiz Carlos Hauly toma posse na Câmara Federal no lugar de Dallagnol

Deputado assume seu oitavo mandato e disse que vem para somar.

Luiz Carlso Hauly tomou posse no lugar de Deltan Dallagnol | Reprodução TV Câmara
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Foi empossado nesta terça-feira, 13, na Câmara Federal o deputado Luiz Carlos Hauly (Podemos - PR). Ele assume o lugar que era de Deltan Dallagnol, que teve o mandado cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e confirmado pela Câmara dos Deputados. Hauly foi empossado pelo deputado Gilberto Nascimento (PSD-SP), que presidiu a sessão.

Após assumir o compromisso regimental, o deputado empossado agradeceu a Deus por estar novamente de volta à Casa. Ele conquistou a vaga depois que o Supremo Tribunal Federal decidiu que a vaga deveria ficar com o Podemos. Primeiro, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) acordou que a cadeira de Deltan deveria ficar com o deputado Itamar Paim (PL-PR). Como nenhum outro deputado do Podemos chegou a 10% do quociente eleitoral, o tribunal entendeu que a vaga era do PL.

Deltan Dallagnol perdeu o mandato por decisão unânime do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Mesa Diretora da Câmara confirmou a perda do mandato na última semana. Num recurso apresentado pelo Podemos ao STF, o ministro Dias Toffoli concedeu uma decisão liminar revendo a decisão do TRE-PR e manteve a vaga com o Podemos, determinando que Hauly fosse empossado no lugar.

No seu discurso de posse, o deputado Luiz Carlos Hauly esclareceu que veio apra somar e declarou que sua missão e da Câmara é olhar a necessidade do povo e as brigas de cunho ideológico não levam a lugar nenhum. Não são produtivas. Ele defendeu o Podemos, do qual é filiado, e foi enfático ao afirmar que apoia o governo quando estiver um bom projeto. A sigla se define como independente ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

"Nós somos de oposição, não somos governo. Mas se o governo tiver um projeto bom, nós temos que estar com ele. Não cabe a nós, neste momento, criar outras situações divisionistas. É isso que eu quero dizer. Essa é minha conduta ontem, hoje e sempre", declarou, defendendo mudanças e as reformas tributária e eleitoral.

Hauly, que é economista, chega à Câmara Federal para o seu oitavo mandato. A primeira vez que ocupou uma cadeira no Congresso Nacional foi em 1991. Em seu estado, ele foi secretário de Fazenda por duas vezes. Mesmo sem mandato, o político ficou por perto das articulações no Congresso Nacional e esteve diversas vezes no Legislativo em debates sobre a reforma tributária. 

Com 72 anos, Hauly  nasceu em Cambé, região norte do Paraná. É professor, profissional de educação física, economista e político. Foi vereador e prefeito da cidade, localizada a 400 quilômetros de Curitiba. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES