O vereador Leonardo Eulálio (PL) defendeu na Câmara Municipal de Teresina, nesta quarta-feira, 1º, a implantação em todas as maternidades da capital do teste de reflexo vermelho, mais conhecido como teste do olhinho.
Segundo o vereador, a implantação do serviço na rede municipal previne as causas de cegueira na infância. "Metade das crianças com cegueira podem ter problema amenizado graças ao simples diagnóstico precoce", explicou.
Para o vereador, assim como há luta pela presença de psicólogos na rede municipal para detectar o espectro autismo, é importante instituir a obrigatoriedade do teste do reflexo vermelho nas maternidades, assim como ocorre em outras capitais a exemplo de Florianópolis e Porto Alegre.
"Todas as crianças ao receberem alta da maternidade logo após o nascimento têm que ser submetido ao teste", disse o vereador, destacando que para isso os pediatras seriam treinados com os oftalmologistas e ao ser diagnosticado qualquer alteração ou patologia, a criança seria encaminhada ao especialista de oftalmologia.
Na Câmara, o vereador falou da visita que fez ao hospital do Dirceu e disse que a unidade de saúde não está realizando ultrassonografia e tomografia, que foi uma das causas de emenda parlamentar sua e de mais seis vereadores no valor de R$ 1,6 milhão.