O presidente Jair Bolsonaro sancionou um PL (Projeto de Lei) que proíbe a divulgação em redes sociais e outros meios digitais de vídeos e fotos que promovam eventuais infrações de trânsito. Quem desobedecer terá que arcar com uma multa de R$ 2.934,70.
O projeto de lei é uma resposta às ações de alguns youtubers, que ganham milhares de exibições em publicações em que aparecem acelerando acima do limite de velocidade e descumprindo as leis de trânsito. Em seus canais, essas personalidades chegam a publicar vídeos circulando a 250 km/h em via pública e faturam com as visualizações.
Vale ressaltar que vídeos de irregularidades no trânsito divulgados em caráter de denúncia não serão enquadrados na nova lei. A sanção foi anunciada pela Secretaria-Geral da Presidência, mas ainda não foi publicada no DOU (Diário Oficial da União).
A Secretaria informou também que Bolsonaro vetou um trecho que responsabilizaria as redes sociais por fazerem parte da divulgação das infrações. O presidente justificou apontando que isso seria uma forma de "censura prévia" e que ainda não existem mecanismos tecnicamente aprimorados para proibir automaticamente o bloqueio desses conteúdos.