João Henrique diz que Teresina precisa modernizar captação do lixo

Secretário do Planejamento garantiu que PPP do lixo vai ser discutido ainda em audiência pública.

Projeto de PPP do lixo | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O secretário de Planejamento de Teresina, João Henrique Sousa,  apresentou nesta quarta-feira, 2, o Projeto de PPP do Lixo na Câmara Municipal de Teresina e disse que a proposta da atual gestão é modernizar captação do lixo domiciliar.

Pelo projeto apresentado, o secretário apontou que a meta é dar destinação certa ao lixo produzido na capital no sentido de gerar energia e eliminar os lixões a céu aberto que existem na capital. "O prefeito da cidade, Dr. Pessoa, fez uma visita ao local e ficou chocado com a situação dos catadores", disse, enfatizando que o trabalho de modernização de captação de lixo domiciliar será igual ao que ocorre em outras grandes cidades.

João Henrique disse que o projeto, feito com bases em pesquisa e estudo, envolve a captação do lixo domiciliar e a destinação, e será bom tanto para a cidade quanto para os trabalhadores que atuam no lixão, os catadores. 

Secretário João Henrique apresentou projeto na Câmara 

Primeiro, o secretário disse que trata-se de uma questão de higiene, pois o lixão é local de contaminação permanente. Em segundo lugar, vem a questão da estrutura organizacional e em terceiro, o gestor diz que com industrialização, haverá maior volume de ganho para o catador. O projeto foi pensado em otimizar a captação do lixo e garantir dignidade de vida e rentabilidade ao trabalho dos catadores.

O secretário declarou que da forma como funciona, o lixão a céu aberto causa prejuízo à saúde e ao meio ambiente, pois contamina o lençol freático e a proposta da Prefeitura de Tereisna é modernizar esse serviço, colocar Teresina no século atual. "No cenário atual, a captação do lixo em Teresina em nada difere do que é feito em outras cidades do Piauí, apenas aqui é numa escala maior", diz, enfatizando que o Dr. Pessoa aceitou esse desafio e vai implentar a modernização da captação de lixo na cidade.

Após apresentação na Câmara Municipal, o secretário diz que o assunto será discutido em audiência pública para esclarecer as dúvidas que possam ocorrer e declara ainda acreditar que a licitação do serviço vai atrair grandes empresas do Brasil com expertise no assunto.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES