SEÇÕES

Janja causa surpresa ao criticar TikTok em encontro oficial na China

Além de Xi Jinping, a primeira-dama da China, Peng Liyuan, também teria demonstrado irritação com a atitude da brasileira.

Primeira-dama Janja da Silva | Foto: Reprodução / Redes Sociais
Siga-nos no

A primeira-dama Janja Lula da Silva protagonizou momento constrangedor durante a reunião entre o presidente Lula e o líder chinês Xi Jinping. Durante o encontro, que não previa falas formais, Janja pediu a palavra para criticar o TikTok, rede social chinesa, por supostamente favorecer conteúdos da extrema direita no Brasil.

Surpresa

De acordo com membros da comitiva brasileira, a fala surpreendeu a todos, inclusive o próprio presidente chinês, que respondeu afirmando que o Brasil tem legitimidade para regular ou até banir a plataforma, se assim desejar. A intervenção de Janja foi vista como fora de contexto e gerou mal-estar.

Efeitos

Além de Xi Jinping, a primeira-dama da China, Peng Liyuan, também teria demonstrado irritação com a atitude da brasileira. O gesto foi interpretado como uma quebra de protocolo e desrespeito ao anfitrião do encontro.

Reação de assessores

Nos bastidores, ministros e assessores classificaram o episódio como desnecessário e inadequado, especialmente em uma viagem que havia rendido avanços positivos nas relações entre os dois países. Um deles disse que “ninguém entendeu nem o tema, nem o pedido” da primeira-dama.

Rede social

O TikTok é alvo de controvérsias também nos EUA, onde o governo pressiona para que a empresa seja vendida a uma companhia americana. Esse contexto torna o assunto ainda mais sensível para a China. A assessoria de Janja ainda não se pronunciou sobre o episódio. (Fonte: g1)

Tópicos
Carregue mais
Veja Também