Jadyel Alencar quer tornar Minha Casa Minha Vida mais inclusivo e urbano

Deputado apresentou emenda para que programa aproveite espaços urbanos ociosos e abandonados.

Jadyel Alencar | Wellington Benário
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O deputado federal de primeiro mandato, Jadyel Alencar (PV), afirmou nesta sexta-feira ao Programa Banca de Sapateiro, na TV Jornal Meio Norte, que apresentou duas emendas importantes para o Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.

Em uma de suas sugestões, ele defendeu o uso de áreas urbanas com a emenda do pró-cidades, que visa a ocupação de prédios ociosos e abandonados existentes nos espaços urbanos. “Isso torna o programa mais barato, pois o Governo não precisa construir todo o aparato de infraestrutura como construir escolas, praças, delegacias”, explica, enfatizando que o custo é também menor na construção, pois já existe a estrutura física que vai precisar apenas de reforma e adaptações.

Outra emenda apresentada pelo deputado é promover maior aderência e alcance do número de famílias fazendo com que pessoas com restrição de crédito possam ser incluídas no programa habitacional.

Deputado Jadyel Alencar quer programa habitacional mais inclusivo e urbano (Wellington Benário)

Segundo o deputado, 80% das famílias com renda de até três salários mínimos estão endividadas ou estão com nome comprometido em razão de dívidas prescritas e no momento em que vão pleitear o ingresso no programa terão os nomes reprovados. “Então o objetivo é fazer a inclusão de quem tem restrição de crédito”, diz.

O deputado afirmou ainda que seu mandato tem como pauta o meio ambiente, a tecnologia e o emprego. “Estamos totalmente envolvidos com as causas verdes”, diz, afirmando que vai implantar o gabinete verde, anulando totalmente a emissão de carbono. “Estamos levando para Câmara Federal o primeiro gabinete carbono zero. O projeto está bem avançado e ele será o mais tech, o mais digital e faremos uma comunicação totalmente digital com secretarias e municípios”, explica o deputado, que está entusiasmado com a pauta verde.

Segundo o deputado, já havia uma simpatia pela pauta ambiental. “Há muitos anos nosso grupo empresarial defende a sustentabilidade, nosso grupo já tinha usina solar, sempre prezamos pela sustentabilidade”, disse, ressaltando que no grupo é feito estudo para que todas as embalagens sejam biodegradáveis e como parlamentar pretende ampliar a participação na pauta ambiental.

Deputado Jadyel Alencar na TV Jornal (Wellington Benário)

Teresa Britto é nome forte para sucessão municipal

Sobre a sucessão municipal, Jadyel Alencar garante que o nome da ex-deputada Teresa Britto é forte, é um case de sucesso. Mesmo o PV sendo parte da federação junto com PT e PC do B, que tem outros nomes na disputa, ele acredita que a ex-deputada é um nome forte desde quando foi vereadora e deputada estadual.

“Ela sempre foi bem acolhida pelo eleitor de Teresina”, disse, enfatizando que ainda não falou com a ex-deputada sobre o projeto, mas se ela tem interesse, é um nome bom, com potencial e com provável chance de disputa.

O deputado reconhece que a federação tem outros nomes para disputa em Teresina, como Fábio Novo, Franzé Silva e acredita na condução e liderança do governador Rafael Fonteles. “Muitas águas vão rolar, mas o nome de Teresa Britto é forte e de sua parte, ela tem seu apoio como candidata”, ressalta.

O deputado destacou ainda que o PV garantiu, em nível nacional, as pastas do IPHAN, Instituto Chico Mendes, ICMBIO e vai indicar ainda as vice-presidências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

No Piauí, os cargos federais ainda estão em negociação e não há conflitos de sua parte com senadores e deputados.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES