Isabel Fonteles assume 'Pacto' no Piauí e gestão anuncia pacote de ações

O Pacto pelas Crianças vai funcionar com várias secretarias integradas, como a Educação, Saúde e Assistência Social.

Isabel Fonteles assume 'Pacto' no Piauí e gestão anuncia pacote de ações | Reprodução/Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado nesta quarta-feira, 08 de março, no Clube dos Diários. No evento, coordenado pela Secretaria de Governo e Secretaria das Mulheres, a primeira-dama Isabel Fonteles fez questão de destacar algumas mulheres que marcaram a história do Piauí, como a secretária e ex-governadora Regina Sousa, e a advogada Esperança Garcia.

Leia Mais

No evento, ela destacou a importância desta data, pois foi no dia 8 de março de 2016 que foi sancionada a lei que estabelece o marco legal da primeira infância, que garante a proteção à criança de 0 a 6 anos. "Acho que quando a gente cuida de uma criança, a gente também cuida da mãe".

Isabel Fonteles coordenará Pacto pelas Crianças (Foto: CCOM)Isabel Fonteles anunciou que vai comandar no estado o Pacto pelas Crianças. Para Isabel, o marco legal da primeira infância é uma conquista das mulheres.

Ela explicou que o Pacto pelas Crianças vai funcionar com várias secretarias integradas, como a Educação, Saúde e Assistência Social.

O programa vai abranger todas as crianças da primeira infância. O secretário de Governo, Marcelo Nolleto, disse que a desigualdade de gênero é uma realidade. "Precisamos avançar, sobretudo, na ocupação dos espaços de poder pelas mulheres".

Equipe do Governo participou de evento em homenagem para as mulheres (Foto: CCOM)Ele disse que 30% das secretarias e órgãos de gestão do Estado são ocupados por mulheres."Ainda não é o ideal, mas certamente é um avanço", disse Nolleto.

O secretário informa que o Governo planejou e anuncia um conjunto de ações de políticas voltadas para as mulheres. "O Governo olha para temática das mulheres com a seriedade que o tema exige", disse.

A campanha vai envolver as mulheres por todo o Piauí, sobretudo, para as que mais precisam, olhando para agricultoras familiares, abrangendo o crédito para as mulheres empreendedoras e o combate à violência de gênero. "É um conjunto de ações para proteção e redução das Desigualdades sociais", disse.

Zenaide Lustosa destacou a importância da data e ressaltou as políticas públicas para as mulheres e citou que as mulheres são responsáveis por 90% das operações de crédito da Piauí Fomento.

Regina Sousa destacou a luta das mulheres pela ocupação de espaços públicos e disse que a desigualdade ainda é grande e disse que chegou ao Senado e ao Governo do Estado por fazer parte de um partido que valoriza as mulheres.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES