O Presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Franzé Silva (PT), recebeu nesta sexta-feira, 17, o representante da Setut e do Sindicato do Transporte Urbano de Teresina (Sintetro).
Após reunião, o deputado Evaldo Gomes (Solidariedade) afirmou que já existe na Casa a Mensagem do governador que isenta o IPVA da moto e nesta sexta-feira, 17, a Alepi recebeu mensagem do Palácio de Karnak propondo alteração no Projeto de Lei Ordinária do Governo que inclui a isenção de IPVA para aquisição de ônibus novos.
Na mensagem do Governo, após o encaminhamento da Mensagem nº 29, surgiu a premente necessidade de apresentar ao Poder Legislativo medidas para contribuir para o regular e adequado funcionamento do transporte público coletivo na região metropolitana de Teresina. A mobilidade urbana na região, de responsabilidade do Município de Teresina e de suas concessionárias, e os usuários do sistema de transporte coletivo municipal merecem ser tratados como prioridade. Diante disso, o Governo do Estado do Piauí apresenta sua colaboração através das medidas a seguir dispostas, confiando, pelas razões expostas, na aprovação das mesmas.
"Vamos aproveitar o projeto para fazer uma emenda para isentar 100% do IPVA de ônibus novos", disse Evaldo Gomes, declarando que essa reunião com empresários e trabalhadores foram tratados alguns ajustes que já vinham sendo discutidos ao longo da semana.
"O encaminhamento desse encontro foi marcar uma reunião com o prefeito para tentarmos os acertos necessários para encontrar uma saída o mais breve possível dessa problemática do transporte", disse Evaldo Gomes. O deputado acredita que haverá o entendimento com a prefeitura. "Só queremos colaborar e contribuir par que o sistema volte a funcionar ", disse.
Além da isenção de IPVA para ônibus novos, o governdor Rafael Fonteles anunciou a redução de 50% do ICMS do óleo diesel, combustível usado no transporte coletivo, e pagamento da passagem dos servidores estaduais com direito à gratuidade e também complemento dos estudantes da rede municipal.
A reunião com o prefeito deve ocorrer logo após o Carnaval . "Esperamos que seja o mais breve possível. O importante é pensar na população. Não estamos fazendo política ou palanque político. O que queremos é dar nossa contribuição como o governador já sinalizou", disse.
O presidente do Sintetro, Antonio Cardoso, afirmou que o encontro foi positivo e a questão do transporte público de Teresina avançou bastante. "Agora ficou acertada uma agenda com o prefeito. O Governo do Estado deu passos importantes e agora esperamos a sensibilidade da gestão municipal e esperamos, realmente, que dessa vez dê certo", declarou.