Embaixador cita dificuldades na negociação para tirar brasileiros de Gaza

Israel tem bombardeado Gaza em resposta aos ataques do grupo terrorista Hamas em território israelense

Embaixador cita dificuldades na negociação para tirar brasileiros de Gaza | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O embaixador brasileiro na Palestina, Alessandro Candeas, mencionou obstáculos nas negociações com o Egito para a evacuação de brasileiros atualmente na Faixa de Gaza. Desde o fim de semana, a região vem sendo alvo de ataques aéreos por parte de Israel, em resposta a investidas do grupo terrorista Hamas em território israelense.

Conforme o embaixador, 28 brasileiros em Gaza solicitaram assistência para retornar ao Brasil. Esse número era de 30 na terça-feira, mas dois desistiram. Do total de 28, 15 são crianças.

O plano do governo é conduzir os brasileiros para fora de Gaza por meio da fronteira com o Egito, com o percurso seguindo até a capital, Cairo, onde um avião estará aguardando os passageiros.

No entanto, segundo Candeas, o Egito está impondo dificuldades. Aquele país receia que os brasileiros acabem se tornando refugiados em seu território.

"Provavelmente, essa é a dificuldade que eles [Egito] estão oferecendo, apresentando, para não responder ao nosso pedido de passagem", afirmou o embaixador.

"Só que uma coisa é passagem. Os nossos brasileiros não vão se transformar em imigrantes, nem refugiados. Nós vamos passar com eles pela fronteira, levar um avião. O avião vai resgatá-los e vai tirar do Egito. Então, não. Essa preocupação deles [Egito] não procede", continuou.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES