O bloco de oposição que tem como principal líder o ministro da Casa Civil Ciro Nogueira, realizou neste sábado (30), convenção que homologou a candidatura do ex-prefeito de Teresina Sílvio Mendes (União Brasil) à disputa do Governo do Piauí.
Também foram oficializados os nomes de Iracema Portella (Progressistas) como vice-governadora e Joel Rodrigues (Progressistas) para senador, além dos candidatos a deputado estadual e federal dos partidos coligados.
VEJA COMO FOI A CONVENÇÃO
Atualizada às 18h45
Com a candidatura homologada na convenção, Silvio Mendes, vestido com bandeira do Piauí , iniciou o discurso dizendo que a hora é agora. "O coração bate mais forte e bem, a cabeça, a lembrança do saudoso Firmino Filho, que faz muita falta", disse, agradecendo a todos que caminham junto com ele, desde a servidora que faz o cafezinho no escritório ao 'maestro das oposições', o ministro Ciro Nogueira. "Agradeço ainda cada pessoa que nos econtrou ao longo da caminhada e aos 7 partidos empenhados em mudar o Piauí.
O Piauí, segundo o candidato, foi o quarto mais rico e agora, está no fim da fila. Ele disse que o seu compromisso é trabalhar em prol da população.
Ao falar das suas andanças pelo Piauí disse que é bom viajar com Joel e Iracema. " Temos pressão e não dá para esperar para fazer a saúde mudar e fazer a segurança pública para os cidadãos. A educação vai dar bons exemplos. Na cultura, vamos contar o Piauí e os jovens terão novos horizontes.", disse.
"Esse é o caminho e nós vamos crescer juntos a escrever uma nova história a muitas mãos. O tempo é certo, e não dá para esperar", disse, enfatizando que é preciso valorizar e respeitar os servidores públicos.
Chamado de 'maestro das Oposições', o ministro Ciro Nogueira agradeceu a cada um que esteve na convenção. "Agradeço o gesto de cada um por estar ao nosso lado, com esse sentimentos de mudança", disse, destacando a coragem de prefeitos, vices, vereadores que estão apoiando esse grupo.
Ciro falou que o amor pelo Piauí motivou para estar aqui. Ele lembrou de sua história em Pedro II e foi aconselhado a ter amor pelo Piauí e lutar por sua gente.
O ministro ainda frisou que não pode esperar mais; ele disse que se tornou o homem público que mais trouxe recurso para o Piauí e precisa de um governador que o ajude a trazer mais recursos e empresas para o Piauí.
Por fim, pediu que o Piauí dê uma oportunidade para o futuro senador Joel Rodrigues.
Atualizada às 18h20
Em seu discurso, a deputada licenciada Iracema Portella, candidata a vice-governadora, agradeceu a presença de cada um. "Em primeiro lugar, minha gratidão a Deus por este momento e pela pré-campanha com toda proteção", disse, chamados Silvio Mendes para estar ao seu lado, homem honesto. Ela também chamou Joel Rodrigues para estar ao seu lado.
"Viajamos sempre juntos e agora representamos o novo Piauí, disse destacando que Silvio Mendes transformou a educação de Teresina, tornando a melhor do Brasil entre as capitais.e deixou a Prefeitura de Teresina com mais de 90% dr aprovação".
Ela enalteceu Joel Rodrigues e disse que ele alcancou lugar de destaque e não esqueceu o seu povo. "O seu opositor há muito tempo esqueceu o seu povo" , disse.
Iracema disse que está entre os dois e disse que vai dar o melhor de si. "Sinto-me orgulho da mulher escolhida como vice-gobernadora. Trago na minha bagagem a experiência de 3 mandatos como deputada federal, parlamentar municipalista que conhece os municípios, as lideranças e o povo. Trago nas veias o sangue de Petrônio Portela e os ensinamentos de Lucidio Portela e a coragem da primeira mulher deputada federal do Piauí, Mirian Portela", disse.
Ela disse que o principal opositor era um pequeno empresário e hoje, é um megaempresário com mais de 25 empresas.
"Como estão as nossas estradas, hospitais? Daqui a 4 anos , Silvio Mendes não estará com nenhuma empresa. Nós teremos a 4 anos boas escolas, hospitais funcionando", disse, enfatizando que grupo não vai inventar a roda, vai fazer a roda girar.
Atualizada às 18h06
O agora candidato ao Senado Joel Rodrigues (Progressistas) foi o primeiro da chapa majoritária a falar ao público e entrou no palco cantando a música gospel "Como Zaqueu" e foi acompanhado pela plateia e o refrão final da música pediu um milagre.
Ele disse que nunca imaginou viver este momento. " Cheguei aqui emprestando minha voz e energia a cada piauiense. A luta de mudar essa história e de todos nos. Aqui está o filho do carroceiro", disse, contando sua carreira política como vereador, prefeito de Floriano e deputado estadual.
"Recebi o chamado para agora estar candidato a senador da República. Sei o que é passar necessidade e enfrentar problemas", disse, que está ouvindo muitas histórias dos piauienses que passam dificuldade.
"A hora da mudança é agora. Queremos.os viver de verdade e disse que não dá mais para dar 8 anos para quem já ocupou tudo e não fez nada. Chegou a hora do filho do carroceiro ser senador", disse.
Atualizada às 17h48
Principal líder político da oposição, Ciro Nogueira disse que o público presente superou as expectativas. "Estou feliz e emocionado com a presença da população, que deseja mudança ", disse.
Ele disse que vai ganhar no interior e também na capital. "Pedimos desculpa, pois tinhamos expectativa de 10 mil pessoas e superamos muito. Estamos felizes com o atendimento ao chamamento", disse, destacando a coragem e a lealdade das pessoas que ficaram ao lado do grupo.
"Os homens de bem estão na posição de mudar o estado e o movimento vai crescer ", disse.
O ministro declarou que está tratando a vinda do presidente Bolsonaro ao Piauí e acredita na reeleição do presidente, que vive um bom momento com aumento do emprego, queda da inflação.
Ele informou que está trabalhando para trazer Bolsonaro ao Piauí e disse que a primeira-dama Michele Bolsonaro também pode vir ao Estado.
Atualizada às 17h33
Os pré-candidatos Sílvio Mendes, Iracema Portela e Joel Rodrigues chegaram ao evento. Ao adentrar no Theresina Hall, Mendes explicitou o otimismo. "Sempre para frente", disse brevemente aos jornalistas.
Iracema Portela classificou Sílvio Mendes como uma grande homem e disse que quer fazer uma gestão municipalista, ouvir o pleito de cada prefeito, de cada vereador. "Conheço profundamente o Estado do Piauí, sei dos seus problemas e das suas necessidades", disse.
Atualizada às 17h
A convenção do bloco de oposição reúne um público numeroso, englobando diversos partidos que são contrários à gestão petista no Piauí.
A militância maior é do Progressistas, partido que concentra o maior número de prefeituras em âmbito estadual.
Os pré-candidatos Sílvio Mendes, Iracema Portella, Joel Rodrigues e o ministro da Casa Civil Ciro Nogueira estão a caminho do evento.
Atualizada às 16h40
O ex-governador Freitas Neto também já chegou ao evento e demonstrou otimismo quanto a vitória de Sílvio Mendes para o Governo do Piauí. Ele destacou o trabalho feito pelo pré-candidato quando administrou a capital piauiense.
"Creio que está muito bem e vai aumentar mais ainda assim que a população conhecer mais o Sílvio", disse.
Atualizada às 16h04
O presidente estadual do PSDB, o ex-deputado Luciano Nunes, também chegou à convenção e falou sobre a eleição majoritária em âmbito federal, pontuando que o PSDB Piauí apoiará o candidato que o Diretório Nacional abraçar.
"Nós acompanhamos a decisão do Diretório Nacional, havendo a coligação, vamos apoiar o candidato que o PSDB nacional apoiar".
O PSDB deve formar chapa com Simone Tebet (MDB) na disputa presidencial.
Atualizada às 15h45
O presidente regional do Progressistas, Júlio Arcoverde já chegou ao evento e comemorou a adesão do público. De acordo com ele,é a maior convenção realizada pela oposição no Piauí.
"Surpreendeu a todos nós, é um sentimento de mudança que estamos sentindo. Creio que essa convenção, nos últimos 20 anos, é a maior convenção da história da oposição no Estado do Piauí", disse.
Atualizada às 15h25
O bloco de oposição que tem como principal líder o ministro da Casa Civil Ciro Nogueira lança oficialmente em convenção neste sábado, o ex-prefeito de Teresina Sílvio Mendes (União Brasil) à disputa do Governo do Piauí.
Também serão oficializados os nomes de Iracema Portella (Progressistas) como vice-governadora e Joel Rodrigues (Progressistas) para senador, além dos candidatos a deputado estadual e federal dos partidos coligados.
O evento ocorre no Theresina Hall e o grande ato deve ocorrer a partir das 16 horas. O grupo oposicionista promete uma surpresa relacionada ao ex-prefeito Firmino Filho, falecido no ano passado.