O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí vai contar com mais de 37 mil mesários nas eleições de 2022. Segundo Hugo Leonardo, chefe da Seção de Orientação às Zonas Eleitorais, o TRE-PI está em fase de convocação e o prazo final para nomeação é dia 3 de agosto.
Segundo Hugo Leonardo, o TRE recebe um número considerável de pessoas interessadas em trabalhar como mesários. "Inclusive, rebemos um número considerável de voluntários. São pessoas que acessam o link de inscrição, como no balcão", disse Leonardo, enfatizando que grande parte são servidores públicos.
Hugo Leonardo explica que algumas pessoas que dispensam a convocação para trabalhar no pleito eleitoral justificam problemas de saúde. "Mas é uma minoria, pois são muitas as vantagens para quem atua como mesário no dia da eleição", declara e cita, por exemplo, que a lei estadual 6.882 confere isenção de taxa em concurso público para quem trabalha como mesário.
Treinamento
Hugo Leonardo informa ainda que todos os mesários passam por treinamentos realizados na modalidade presencial e virtual. O presencial ocorre o cartório e será realizado em setembro e o treinamento via aplicativo e no portal educação do TSE será realizado a partir do dia 15 de agosto.
Durante o treinamento, segundo Hugo Leonardo, os mesários são capacitados com noções de resolução de conflitos, com orientações sobre desinformação e como atender o eleitor com deficiência. "O treinamento não é só para operar equipamentos, mas também tem orientação sobre atencimento e lidar com situações e desmistificar algumas fake news", disse.