Pré-candidato a vice-governador, o deputado estadual Themístocles Filho, presidente da Assembleia Legislativa, afirmou nesta segunda-feira, 27, ao jornalista Yeldson Vasconcelos, no Programa Bom Dia Meio Norte, que as eleições de 2022 devem ser decididas no primeiro turno.
Themístocles disse que a eleição é estadual, mas tem um peso nacional. "No Nordeste é muito forte a força do ex-presidente Lula. Ele soma bastante", diz, ressaltando que colar na imagem do ex-presidente soma muito para os candidatos a governador e a senador.
De acordo com o deputado, Rafael Fonteles vai vencer as eleições no Piauí como um todo, inclusive, em Teresina. "Rafael vai ganhar no primeiro turno", disse, enfatizando que esta é a primeira vez que há um candidato da capital.
"No meu entender, vamos vencer as eleições no primeiro turno e Rafael vai vencer nas maiores cidades do Piauí", disse e disse acreditar que haverá maior número de adesão à pré-candidatura de Rafael. Para ele, é uma situação normal verificada em outros pleitos passados que quando um candidato cresce nas pesquisas, agrega e recebe mais adesões.
Em nível nacional, o deputado disse que se as eleições fossem hoje, o ex-presidente Lula levaria em primeiro turno, ressaltando que pesquisa é algo de momento.
Influência de Lula
O deputado disse que este pleito está no padrão das outras eleições. No Piauí, para deputado estadual e federal, cerca de 70% da população ainda não definiram os nomes.
"Se você estimular, para deputado deputado federal e estadual, dependendo da área de atuação do parlamentar, esse número vai lá para cima. A população bota na memória", explica, enfatizando que para governador, na espontânea ainda há indefinição por parte do eleitorado. "Quando você estimula para governador é diferente", diz.
Relacionamento com Dr. Pessoa e Jeová
Questionado sobre o relacionamento com a administração municipal da capital, com o prefeito Dr. Pessoa, Themístocles disse que espera uma boa gestão.
"Ajudei a elegê-lo, mas não faço parte do seu governo, desejo que ele faça uma boa gestão", declara.
Com o presidente da Câmara Municipal de Teresina, ele deixa claro que Jeová Alencar segue o caminho dele.
"Eu sigo o meu caminho. Faço campanha sem atacar e sem xingar. É meu estilo de fazer campanha e de me apresentar ao cidadão piauiense. O povo quer é resultado", diz, enfatizando que o eleitor não gosta de baixo nível.
Assembleia prioriza educação e votou todos os projetos
Themístocles falou também a segurança pública e disse que o motopatrulhamento na Polícia Militar do Piauí é um caminho sem volta. "O motopatrulhamento acontece no Brasil todo e na Assembleia Legislativa, nós encabeçamos as emendas de bancadas", disse.
Em 2021, o deputado conta que fez três emendas de bancada, sendo uma para compra de motos para PM do Piauí, outra para o Hospital São Marcos para atendimento ao câncer e outra para o Serviço Social do Estado para atender as pessoas mais carentes. "Todos os parlamentares assinaram e foram mais de 300 motos para Polícia Militar do Piauí", disse, destacando a contrapartida do Governo do Estado.
Themístocles disse que as motos foram entregues e quem vai determinar quais as cidades para onde serão destinadas as motos é a Secretaria de Segurança do Estado do Piaí junto com o comando da Polícia Militar, pois eles têm os dados da segurança no estado.
Segundo o deputado, os problemas de segurança estão nas maiores cidades e no caso do Piauí, estão concentrados nas 15 maiores cidades.
"Este ano vamos colocar projeto na Assembleia para apresentar 10 emendas de bancada para atender mais setores da sociedade piauiense", disse.
O deputado avaliou o desempenho da Assembleia neste primeiro semestre e garantiu que nenhuma matéria deixou de ser votada por conta do ano eleitoral. "Todos os anos que estamos em eleição estadual diminui um pouco a presença de parlamentares em plenário. Mas temos compromisso de votar todas as matérias", disse, enfatizando que todas as matérias de interesse da população são votados.