A servidora pública Madalena Nunes teve a candidatura ao Governo do Piauí oficializada em convenção pelo PSOL na manhã deste domingo, 31 de julho, no Plenarinho da Câmara Municipal de Teresina. A vice na chapa é a professora Cyntia Falcão.
O partido, em federação com a Rede, ainda lançará candidatura própria ao Senado, no caso o advogado de Piripiri, George Magno.
"Achamos muito importante que essa organização pela esquerda do PSOL que discorda facilmente do projeto neoliberal em curso no nosso país, achamos que a política do desgoverno Bolsonaro, ao mesmo tempo que ataca os direitos, ele também ameaça a democracia, tem o perfil genocida, não à toa estamos vendo a tragédia da pandemia, é uma política intencional de nos matar", disse Madalena Nunes.
A candidata do PSOL sinalizou que o partido quer fazer um Governo que dialogue com os movimentos sociais. "Temos a estratégia de derrotar o Bolsonaro apoiando o político que aparece com possibilidade de vencê-lo ainda em primeiro turno que é o Lula. Acreditamos que dialogando com os movimentos sociais podemos nos colocar nesse momento como uma alternativa de esquerda que defende o socialismo para governar o Estado, nossas proposras vem em defesa do serviço público, em defesa das mulheres, em defesa da população LGBTQIA+; defendemos que o Estado cumpra seu papel como Poder Público. A política dos dois candidatos que estão aqui como polarização é a mesma", frisou.
Candidato da legenda ao Senado, George Magno, quer atuar em prol de leis que beneficiem toda a sociedade. "A nossa sociedade já está cansada, pessoas que já estiveram muito tempo no Poder, é preciso estarmos no Congresso para poder fazer leis que possam beneficiar nossa sociedade. A gente acredita que o Governo do PT e Wellington Dias se afastou das suas bases".
O presidente da federação Rede/PSOL, Émerson Sammuel, frisou que o grupo questiona o modelo de desenvolvimento que está em curso no Piauí.
"Questionamos o modelo de desennvolvimento que está em curso no Piauí, que tem sido muito predatório, então as candidaturas da Madalena, do George, a chapa de federal e estadual que tem pessoas negras, LGBTs,tem inclusive uma candidatura quilombola, de resistência à mineração nesses territórios. Hoje o Governo do Piauí não houve os sindicatos, não houve as pessoas, não tem defendido o maior patrimônio do Estado que são as instituições públicas", comentou.
HOMENAGEM À PROFESSORA SUELI
Durante a convenção a candidata do partido ao Governo em 2018, Professora Sueli, falecida na última semana em decorrência das complicações da esclerose lateral amiotrófica, foi homenageada. Confira o vídeo abaixo: