O candidato a governador do Maranhão, senador Weverton de Sousa (PDT) foi entrevistado nesta quinta-feira, 25, pelo jornalista Ieldyson Vasconcelos, no Programa Bom dia Meio Norte, da Rede Meio Norte.
O candidato falou de suas propostas, como acabar com o pagamento de IPVA para quem possui motos de até 170 cilindradas a partir do dia 1º de janeiro, caso seja eleito. Ele destacou também programas a retomada de programas especiais como primeiro emprego e na agenda real propõe o programa segunda chance em que pretende estimular as empresas a contratar pessoas com mais de 40 anos que estejam fora do mercado de trabalho.
O candidato disse que não é marionete de ninguém e chegou aonde está com muito trabalho. Filho de uma professora e de um técnico agrícola, o senador disse que está preparado para cortar privilégios.
Na carreira política, o senador disse que tem trabalhado pelos municípios, conhece e percorre todas as regiões do Maranhão, sendo conhecido na região dos Cocais e disse que como senador foi presidente da sessão que tornou o Auxílio Brasil permanente. "Hoje, 1,2 milhão de famílias do Maranhão são contempladas com esse programa", disse, citando que foi autor da lei que proíbe corte de energia na sexta-feira e em véspera de feriados e também atuou para implantação de serviços de saúde e hospital em São Luís, Pinheiro e outras cidades do Maranhão, além de ter uma atuação forte em defesa dos agentes comunitários de saúde e de enfermeiros.
Maranhão tem potencial
Para o candidato, o Maranhão é rico e tem potencial para gerar riqueza, emprego e se desenvolver. "Estou preparado para fazer com que as políticas públicas aconteçam de fato", disse, enfatizando que vai trabalhar para geração de emprego e renda, pois acredita que a cada emprego gerado é menos uma oportunidade para o crime. Para combater o crime, o candidato disse que vai fortalecer o sistema de segurança de forma articulada.
"O sistema de segurança do Maranhão precisa ser reorganizado", declarou, enfatizando que vai reestruturar os batalhões, estabelecer critérios para promoções e comentou que como parlamentar destinou recursos para aquisição de 10 viaturas blindadas para grupos de operações especiais.
Para o senador Weverton, a conectividade será encarada como algo essencial. "A internet será considerada como item da cesta básica", disse. Ele afirmou ainda que a educação, saúde e segurança e relatou que vai atuar pela qualidade da escola em que realmente haja aprendizado e os alunos sejam aprovados porque, de fato, aprenderam os conteúdos.
O candidato disse que criará a casa do empreendedor e vai garantir as condições para estimular o primeiro negócio e declarou ainda que vai replicar exemplos bem sucedidos de educação, saúde e segurança que funcionam em outros estados. "Vou ter humildade para buscar ajuda em outros estados", disse.