Metrô que descumpriu passe livre recebe ordem do TSE e volta a funcionar

A decisão judicial que obrigou a gratuidade na tarifa foi publicada na noite de sábado (29), com o objetivo de facilitar o deslocamento de todos os eleitores.

Metrô de Belo Horizonte descumpre decisão judicial e cobra passagem | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O metrô de Belo Horizonte descumpriu a determinação da Justiça e está cobrando passagem neste domingo (30), em meio ao segundo turno das eleições. O metrô é administrado pela CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional do governo federal. Cada passagem custa R$ 4,50. 

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mandou a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de Belo Horizonte (MG) cumprir decisão judicial que determinou que o governo de Minas Gerais ofereça transporte público gratuito no dia da eleição na região metropolitana de BH. 

A decisão judicial que obrigou a gratuidade na tarifa foi publicada na noite de sábado (29), com o objetivo de facilitar o deslocamento de todos os eleitores. Procurada pelo UOL, a CBTU disse que, até o momento, não foi oficialmente notificada de qualquer decisão sobre a gratuidade no transporte neste domingo. "Tão logo seja concretizada a notificação, a CBTU-MG prontamente cumprirá a decisão do Poder Judiciário", completou, em nota.

Metrô de Belo Horizonte descumpre decisão judicial e cobra passagem (Foto: Reprodução)A empresa também afirmou que não houve aumento significativo no número de usuários do metrô no primeiro turno das eleições, em 2 de outubro, em comparação com um domingo comum.

TRANSPORTE GRATUITO

Moraes tem ressaltado a importância do acesso ao transporte público para diminuir a abstenção nas eleições. "O STF e o TSE reforçaram a obrigatoriedade do fornecimento integral de transporte público, principalmente o gratuito, para facilitar o comparecimento e auxiliar todos os eleitores e eleitoras a exercerem o DIREITO DE VOTO. Compareçam nesse Domingo!!!", escreveu o ministro ontem no Twitter.

Um levantamento feito pela Campanha Passe Livre Pela Democracia, organizado pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e pelo movimento TarifaZero BH, aponta que 378 cidades oferecem transporte público gratuito neste segundo turno das eleições. A estimativa é de que quase 100 milhões de pessoas sejam atendidas pela medida.

O Distrito Federal e todas as capitais de estados brasileiros vão oferecer transporte público gratuito para os eleitores no segundo turno das eleiçõesno próximo domingo (30). Na  

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES